Facebook
10/05/2017 - 15h43m

CADASTRO AMBIENTAL RURAL

Semarh oferece cadastro gratuito no CAR a pequenos agricultores durante a Agrotins

Equipe da Semarh no estande onde o CAR será realizado (Foto: Fernando Alves)

Os produtores rurais podem realizar gratuitamente o Cadastro Ambiental Rural (CAR) durante a 17ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2017), que segue até sábado, 13. A abertura oficial, realizada pelo governador Marcelo Miranda, ocorreu na manhã desta quarta-feira, 10, em Palmas, e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) participa do evento com um estande institucional para atender os pequenos agricultores, além de uma tenda com a apresentação de oito projetos sustentáveis.

Governador Marcelo Miranda e secretária da Semarh, Meire Carreira, no estande que será realizado gratuitamente o cadastro Ambiental Rural (CAR) (Foto: Fernando Alves)

 

A secretária da Semarh, Meire Carreira, destacou durante a visita do governador ao estande que o órgão está focado no atendimento do CAR e na sustentabilidade. “A Agrotins é uma oportunidade para alcançar o nosso público alvo, principalmente relacionado ao CAR. Temos uma meta para cumprir até o final do ano, quando se encerram as inscrições, e estamos realizando diversas ações para facilitar o cadastramento do produtor rural”, explicou Meire. Segundo a gestora, até o momento 59,56% de áreas rurais foram cadastradas no sistema http://site.sigcar.com.br/tocantins/.

Com a facilidade de ter acesso aos técnicos da Semarh e ao serviço oferecido na feira, a secretária de Meio Ambiente e Saneamento de Rio Sono, Nilza Lima Fonsenca, aproveitou para fechar parcerias e solicitar a presença da pasta no município. “Além de pegar todas as informações possíveis solicitei que os técnicos possam realizar o CAR na zona rural, já que a Agrotins é um meio rápido de conseguirmos apoio”, explicou.

O cadastramento é gratuito para proprietários rurais de até quatro módulos fiscais (que correspondem a 320 hectares). O CAR é um dos mecanismos de fortalecimento da política de preservação ambiental, principalmente das Áreas de Preservação Permanente (APP), de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa.

Tenda Sustentável

Tenda Sustentável com a exposição de oito projetos sustentáveis desenvolvidos pelos técnicos da Semarh destinado aos produtores rurais (Foto: Fernando Alves)

 

Outra iniciativa da Semarh na Agrotins é a demonstração de protótipos de projetos sustentáveis de baixo custo e que possam ser facilmente adotados.

Uma destas ações é o curral ecológico, que reutiliza pneus velhos na substituição de pranchas de madeira. Os benefícios, segundo o técnico Ricardo Mendes, da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável da Semarh, são o baixo custo de construção e a redução do impacto ambiental. “Desenvolvemos o curral ecológico atendendo todos os requisitos da sustentabilidade, gerando economia ao proprietário rural sem agredir o meio ambiente”, explicou o técnico.

Um dos visitantes da Agrotins, Ivan Maciel informou que nunca tinha pensando na possibilidade de fazer um curral ecológico na sua propriedade. “Não sabia que existia. É uma novidade para mim, por isso é bom vir pessoalmente para ver o que há de novo”, destacou.

Agrotins

A cada edição, a maior feira agropecuária da região Norte do Brasil leva informações para milhares de pecuaristas, agricultores, empresários e é responsável pela movimentação de milhões em negócios. Para facilitar o acesso a essas novas tecnologias, instituições financeiras presentes na feira oferecem condições especiais de financiamento. A Agrotins acontece, anualmente, dentro do Centro Agrotecnológico, ocupando 60 hectares de sua área total, onde são instaladas unidades demonstrativas de campo, área para dinâmicas, estandes, estacionamentos, praça de alimentação, vias de circulação, auditório e demais edificações de apoio. (Suene Moraes)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS