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02/05/2017 - 14h00m

EDUCAÇÃO

Seduc se reúne com prefeito e secretário de Aguiarnópolis e de mais cinco municípios contemplados pelas ações do PEC

Redação

Participaram da reunião com a equipe da Seduc prefeitos, vereadores e secretários municipais de seis municípios tocantinenses

A titular da Secretaria de Estado da Educação Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, reuniu-se na última quinta-feira, 27, com prefeito e secretário de educação de Aguiarnópolis e de mais cinco municípios contemplados pelas ações do Programa Estrada do Conhecimento (PEC) para discutir as ações em andamento e as previstas para este semestre. O PEC tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social às margens da BR-153, por meio da educação de qualidade.

Na pauta da reunião foram apresentados relatórios das obras de seis escolas estaduais que estão sendo reformadas por intermédio do PEC

Na pauta da reunião foram apresentados relatórios das obras de seis escolas estaduais que estão sendo reformadas por intermédio do PEC, iniciativa que integra o Programa de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável (PDRIS), e que destinou recursos superiores a R$ 12,5 milhões do Banco Mundial / Brasil para estas obras. As unidades de ensino beneficiadas estão localizadas nos municípios de Aguiarnópolis, Barrolândia, Pugmil, Aliança do Tocantins, Wanderlândia e Colinas do Tocantins.

Durante o encontro, a professora Wanessa Sechim socializou com os gestores e secretários municipais os detalhes da formação, marcada para o mês de maio e que será ofertada aos profissionais que atuam na educação infantil nestas cidades.  “Para o Governo do Estado, o aluno tem direito a um serviço de qualidade, seja na rede estadual ou na municipal. As propostas e ações do PEC, além de intervir nas estruturas das escolas de ensino médio, também contemplam a base educacional dos estudantes, que é a educação infantil, responsabilidade dos municípios. Esta formação pretende viabilizar a qualidade do ensino, proporcionando qualificação aos educadores, baseada em estudos que levam em conta as especificidades destas regiões”, enfatizou a secretária.

Para o prefeito de Aliança, José Tavares de Oliveira, a parceria com o Governo do Estado fortalece o ensino na rede municipal. “Sabemos da vulnerabilidade social existente nas cidades situadas às margens da BR-153 e estes esforços conjuntos em busca de uma educação de qualidade são de extrema importância para a melhoria da vida das pessoas”, ressaltou.

O presidente da câmara de vereadores de Barrolândia, Jessé Vinícius Rodrigues, que também acompanhou a reunião, destacou a relevância das capacitações da educação infantil. “Esta iniciativa de oferecer capacitação inicial e continuada aos educadores é determinante para que a educação municipal seja aperfeiçoada o que terá reflexos positivos em toda a vida escolar desses alunos”, frisou.

Ações Pedagógicas

Além das obras nas unidades de ensino da rede estadual, as ações do PEC abrangem o campo pedagógico em três fases do ensino: educação infantil, séries finais do ensino fundamental (8º e 9º ano) e ensino médio.

Na educação infantil, a intervenção é feita por intermédio do diagnóstico da qualidade do ensino, da elaboração de guias de orientação didática, das formações para os educadores e no auxílio a construção dos Planos Municipais de Educação. Nas séries finais do ensino fundamental, as pesquisas são realizadas por meio de observação das aulas, intervenções pedagógicas e formação para os professores, visando oferecer aos estudantes destas séries condições de chegar o ensino médio com bases sólidas. Já no ensino médio está sendo realizado um estudo longitudinal com 540 estudantes da 1ª a 3ª série que encerra o ciclo da educação básica. Os progressos e a proficiência dos alunos de uma série para a outra serão verificados por avaliações cognitivas.

Segundo a secretária de educação de Pugmil, Elizângela Viana dos Santos, “as ações do PEC representam um grande avanço na educação do Tocantins, não apenas pelas obras, mas também pelos estudos realizados, que irão subsidiar o trabalho dos municípios, além desta formação específica para a educação infantil, que a maioria dos municípios não teria condições de oferecer”, enfatizou.

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