Facebook
04/03/2018 - 20h56m

NESTA SEGUNDA

Secretários municipais de saúde do Bico poderão participar do Encontro dos Gestores Integrados na Discussão do Financiamento do SUS

Redação

Mudanças no modelo de Repasse de Recursos Financeiros serão debatidas com secretários Municipais

Com o propósito de apresentar e discutir a implementação da Portaria GM/MS nº 3.992/2017, que trata do financiamento e da transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems), realiza nesta segunda-feira, 5, das 13 às 18 horas, no Auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), em Palmas, o Encontro dos Gestores Integrados. Na ocasião, serão lançados a 2ª edição do Congresso Saúde Integrada e o 1º Congresso Internacional da Saúde, que ocorrerão nos dias 6 e 7 de abril deste ano. Secretários municipais de saúde do Bico do Papagaio tem a grande oportunidade de participar deste evento que é aberto a todos municípios do estado.

Para a superintendente de Planejamento da SES, Luíza Regina, o encontro desta segunda-feira, “é uma forma de apresentar, detalhar e discutir a Portaria que, a partir deste ano, regulamenta as transferências de recursos por parte do Ministério da Saúde. O evento constitui um espaço para dirimir dúvidas e esclarecimentos sobre a interpretação da Portaria", explica.

Segundo o presidente do Cosems, Vânio Rodrigues, “este encontro vai oportunizar dissecarmos a portaria e darmos segurança jurídica, aos gestores, na busca por produtos que beneficiam a população. Esta portaria é uma conquista histórica, pois traz um novo formato de repasse de recursos que flexibiliza o fluxo financeiro, com praticidade na aplicação e prestação de contas dos recursos. Estamos aguardando todos os gestores com suas equipes técnicas para que saiam do evento com todas as dúvidas esclarecidas”, afirmou.

As inscrições para o encontro dos gestores seguem abertas e podem ser feitas por meio do endereço: https://goo.gl/g57Dnj. O evento é direcionado a secretários municipais de saúde, contadores e técnicos do setor financeiro/contábil.

O evento contará com a presença de representantes do Fundo Nacional de Saúde, do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a participação dos secretários municipais de 139 municípios do Estado.

Congressos

O 2º Congresso Saúde Integrada e o 1º Congresso Internacional da Saúde trazem como tema Atualização Científica Multiprofissional da Saúde, objetivando fortalecer a capacidade técnica e clínica dos trabalhadores da saúde mediante a troca de experiências no âmbito científico. Os eventos visam subsidiar a tomada de decisão na gestão e assistência à saúde da população tocantinense e dar visibilidade, continuidade e sustentabilidade às experiências exitosas desenvolvidas pelos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins.

Durante os eventos, que vão reunir trabalhadores, gestores, profissionais e estudantes da área da saúde, promovendo a interação ensino-pesquisa-serviço, serão apresentadas as boas práticas desenvolvidas nas unidades de saúde do Estado do Tocantins.

Ministério da Saúde lança Programa de Treinamento pioneiro para os 139 municípios do Tocantins

No encontro, também será apresentado o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão, Cuidado, Vigilância e Educação Permanente em Saúde (EPS) em um formato inédito, que segundo a superintendente de Gestão Profissional e Educação na Saúde, Márcia Valéria, propõe uma nova lógica de compreender a educação na saúde e experimenta, no processo de sua implementação, novos dispositivos de aprendizagem que extravasam os limites dos modelos hegemônicos. “É uma ação de formação capaz de produzir movimentos de mobilização de trabalhadores e gestores nos territórios dos 139 municípios, para a mudança nas práticas de saúde, oportunizando potencializar aproximadamente 600 trabalhadores que se tornarão multiplicadores para a construção de estratégias para enfrentamento de problemas em seus âmbitos”, destacou.

Deixe seu comentário:

Campanha ESSE PODER É NOSSOWRGPSFarcomGPSVereador Professor Júnior GeoSucesso FMBAU(REDE SOCIAL - PORTAL MUSIC)WELLBlog do Felipe de Sá