Facebook
13/09/2017 - 14h09m

NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Secretário apresenta Plano Estadual da Saúde em audiência pública

Redação

Secretário Marcos Musafir apresenta Plano da Saúde na AL (Foto: Nielcem Fernandes)

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, apresentou nesta quarta-feira, 13, o Plano Estadual da Saúde 2016/2019, durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado.

O Plano Integra Saúde Tocantins prevê o fortalecimento das ações estruturantes com a proposta de inovação e modernização. Para isso, traz um diagnóstico dos desafios da atenção à saúde no Tocantins com objetivo de promover a gestão e viabilizar o acesso da população à saúde com qualidade, considerando as necessidades regionais.

O secretário lembrou que o plano já está em execução e segue pautado em cinco diretrizes básicas: “Melhoria da qualidade de vida da população, com redução da mortalidade infantil e materna; aprimoramento da gestão hospitalar; fortalecimento da promoção da saúde, da prevenção, das ações e serviços de vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e a saúde do trabalhador; aprimoramento da gestão estratégica e participativa no SUS e promoção da educação permanente dos trabalhadores do SUS e regulação do trabalho”, explicou Musafir.

O deputado Eli Borges aproveitou o momento para chamar atenção para a capacidade de investimento, que vem caindo. Isso tem acontecido porque, atualmente, o Estado coloca 85% dos recursos para folha de pagamento de servidores da Saúde, restando muito pouco para investimentos em ações.

A deputada Valderez Castelo Branco ressaltou o empenho da atual gestão em avançar ainda mais nas ações de saúde e elogiou a equipe técnica da secretaria. “Nós temos técnicos altamente capacitados na Saúde e temos visto os resultados do empenho da atual gestão com entrega de leitos e a implantação do Integra Saúde, por exemplo”, disse.

Presentes na audiência, a promotora de Justiça, Maria Roseli, e a juíza federal, Denise Drumond, destacaram o apoio as ações da Secretaria de Saúde que visem garantir a assistência aos usuários do SUS no Estado.

Na ocasião, o secretário reforçou que tem seguido a meta de ampliar a cobertura e a qualidade dos serviços de saúde e desenvolver a cultura do gerenciamento dos custos e como exemplo citou a ampliação do Hospital Geral de Palmas (HGP), que recentemente recebeu 192 novos leitos.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS