Facebook
04/07/2017 - 10h20m

TREINAMENTO

Ruraltins promove capacitações aos produtores beneficiados com os tanques de resfriamento de leite em três municípios do Bico

Redação

Prosseguindo com a série de capacitações aos produtores beneficiados com os tanques de resfriamento de leite, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) promove, durante o mês de julho, um treinamento em boas práticas de higiene na produção de leite. De acordo com a zootecnista do Ruraltins, Nayana Rodrigues, a ação irá percorrer 03 municípios do Bico do Papagaio, sendo, de 3 a 7 de julho.

Ainda de acordo com a zootecnista, serão abordados temas como, a qualidade do leite, manejo higiênico na ordenha, manutenção dos tanques e legislação sanitária. “A deficiência de higiene na produção é um dos principais fatores da má qualidade do leite. São cuidados que evitam a contaminação por bactérias e devem ser tomados durante a ordenha, no armazenamento do produto e até a chegada ao laticínio. E esse é o objetivo do treinamento, orientar, esclarecer e incentivar o produtor para que ele produza um leite de qualidade”, afirmou a Nayana Rodrigues.

Municípios

Nesta etapa, os municípios que receberão o treinamento são:  Araguatins, São Bento e Itaguatins.

Tanques de Resfriamento

Resultado de um convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio do Ruraltins; o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Caixa Econômica Federal, foram repassados, em 2015, em sistema de comodato, 70 tanques para resfriamento de leite.

Os equipamentos foram instalados em diversas regiões do Estado, por meio de cooperativas, associações, laticínios e grupos de produtores. Dos 70 tanques, 55 têm capacidade para 1.000 litros e 15 para 500 litros.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS