Facebook
15/08/2017 - 14h05m

INSCRIÇÕES ATÉ SEXTA, 18

Provas do Encceja serão aplicadas em Araguatins e Tocantinópolis em outubro

Redação

Inscrições para o Encceja segue até sexta-feira, 18

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) está com inscrições abertas gratuitas, até 23h59 do dia 18 de agosto. A finalidade do Encceja é aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade ideal. As provas serão aplicadas em 22 de outubro, em todas as unidades da Federação. No Bico do Papagaio, as provas acontecerão nos municípios de Araguatins e Tocantinópolis.

Para participar do Encceja, que é direcionado a jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade ideal, o candidato precisa atender aos seguintes requisitos: ter, no mínimo, 15 anos de idade completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental; e, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino médio, além de ter o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), emitido pela Receita Federal.

As provas para o ensino fundamental acontecerão no turno matutino das 8h às 12h com as áreas Ciências Naturais; e história e geografia. No turno da tarde, das 14h30 às 19h30, com língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação e matemática.

Para o ensino médio, as provas acontecerão das 8h às 12h com as áreas Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias. No período da tarde, as provas acontecerão das 14h30 às 19h30 com as áreas de Linguagens, Códigos e suas tecnologias e redação; Matemática e suas tecnologias.

Os interessados em participar do Exame poderão inscrever-se selecionando uma ou mais áreas de conhecimento em conformidade com a opção feita para o ensino fundamental ou para o ensino médio.

Para Emerson Azevedo Soares, gerente de Avaliação da Aprendizagem da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes, os candidatos devem ficar atentos. “O candidato, ao se inscrever, receberá um número de inscrição e senha. Ele deve guardar essas informações que servem para acompanhamento da inscrição e verificação do local de realização das provas que serão repassados futuramente”, informou.

No dia da realização do exame, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 7h e fechados às 7h45, para as provas aplicadas no turno matutino; e abertos às 13h30 e fechados às 14h15, para as provas aplicadas no turno vespertino, de acordo com o horário oficial de Brasília.

Encceja

O Encceja é um exame totalmente gratuito e voluntário que serve para conceder certificados de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio para quem não teve oportunidade de concluir os estudos na idade escolar adequada para jovens e adultos no Brasil, no Exterior e para detentos. Podendo participar qualquer brasileiro que tenha 15 anos ou mais de idade até a data da realização das provas para o ensino fundamental, e ter 18 anos ou mais até a data da realização da prova para o ensino médio. Até o ano passado, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) era usado como forma de conseguir o diploma da educação básica. A partir deste ano, a certificação fica por conta do Encceja.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS