Facebook
17/05/2016 - 17h33m

Projeto em Paraíso qualificará mulheres em Araguatins e em mais seis cidades do Tocantins com cursos considerados tipicamente "para homens"

O governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) levou mais uma oportunidade de autonomia econômica para as mulheres de Paraíso do Tocantins com os cursos do Projeto Jeito de Mulher. Na cidade, aula inaugural aconteceu na noite desta segunda-feira, 16, dando início as turmas de Eletricista Comercial e Residencial e Instalador de Alarme Residencial.

Assim como em outros municípios já contemplados pelo Projeto, a gestora da Setas destacou a força da mulher e iniciativa do Instituto Geralda Aldira, empresa vencedora da licitação para execução desta primeira etapa de cursos. "O projeto previa quinze alunas por turma e o Instituto nos contemplou com mais cinco vagas em cada. Isso porque ele, assim como nós, reconhece que vocês estão aqui acreditando em um futuro melhor, no qual vocês possam ser reconhecidas, de verdade, por todo esforço e trabalho", frisou.

Com apoio do marido, Elciany Santiago, 28, veio preparada para seu primeiro dia de aula. "Já trouxe caderno e caneta para não perder nenhum detalhe. Estou muito animada e meu marido também. Lá em casa, quando o assunto é trabalho, não tem ciúmes, nem insegurança, nos apoiamos e damos força um ao outro", comentou.

A secretária de Assistência Social do Município, Anna Paola Oliveira, destacou o trabalho em parceria com Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Tocantins e aproveitou a oportunidade para destacar que mais de 1400 mulheres já foram capacitadas em Paraíso. "Este Projeto, além da capacitação, ainda oferece o transporte, lanche e material. Vocês têm mais uma oportunidade batendo à porta, aproveitem", disse.

Matriculada no curso de eletricista, Maria Una Carvalho, 23, não vai deixar a oportunidade escapar. "Não tenho medo de levar choque. Gosto de trabalhar e estou acostumada a ser "multitarefa". Faço de tudo um pouco", comentou.

Jeito de Mulher
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), vai qualificar 465 mulheres nas cidades de Araguatins, Araguaína, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. O Projeto tem recursos da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal e contrapartida do Estado. Além de participarem dos cursos gratuitamente, as alunas recebem vale transporte, lanche, material didático e os equipamentos de segurança necessários para as aulas práticas. (Com informações Aline Gusmão)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS