Facebook
21/03/2016 - 16h12m

Projeto em Gurupi atenderá mulheres em Araguatins e em mais sete cidades do Tocantins com cursos considerados tipicamente "para homens"

Redação

“Não quero sair de dentro das obras”, assim resumiu Graziela Rios de Araújo, 19 anos, estudante de Engenharia Civil. A universitária trabalha desde os 14 anos como pintora de casas e prédio em Gurupi, e, na manhã desta segunda-feira, 21, dividiu suas experiências com o público que participou da cerimônia do Projeto Jeito de Mulher, lançado oficialmente pelo Governador Marcelo Miranda e pela secretária do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia Amaral. O Jeito de Mulher atenderá 465 mulheres em Araguatins e em mais sete municípios do Estado, com cursos considerados tipicamente “para homens”.

Gurupi é o primeiro município a receber as inscrições, a partir do dia 28 de março, em horário comercial, na unidade do Sine. As inscrições poderão ser realizadas até o fim do mês e as capacitações já iniciam no dia 4 de abril.

No município, as candidatas poderão se inscrever gratuitamente aos cursos de Eletricista de Instalações Comerciais e Residenciais - com 180 horas, e Instalador de Alarme Residencial, com 80 horas. Ao todo serão disponibilizadas 20 vagas para cada curso. As aulas ficarão a cargo de instrutores do Instituto Geralda Aldira.

Durante a solenidade, a secretária Patrícia Amaral reforçou o compromisso do Governo do Tocantins nas políticas públicas de geração de emprego e renda, reforçando ainda o apoio do Governo Federal, parceiro do Jeito de Mulher, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

“Governador, todos nós sabemos do apoio que o senhor tem nos dado para alavancar a qualidade de vida das mulheres do Tocantins, por meio dos cursos de qualificação profissional e das parcerias que o Sine já tem com muitas empresas. Tenho certeza que, em breve, essas mulheres ocuparão ainda mais espaço na sociedade, porque lugar de mulher é onde ela quiser”, declarou.

Solidário ao espaço que as mulheres buscam no mercado de trabalho, o Governador Marcelo Miranda disse que o Jeito de Mulher é o início de uma semente “porque o que fica é o que plantamos. Esse projeto mostra que elas saem à frente, sem deixar de cuidar dos seus compromissos domésticos”.

Projeto
O projeto, dividido em duas etapas, levará cursos de qualificação voltados para mulheres de Araguatins e mais sete municípios do Estado. Sendo eles: Araguatins, Araguaína, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. Nesta primeira etapa, os cursos serão realizados pelo Instituto Geralda Aldira, atendendo a 180 mulheres de seis municípios, 15 por curso. A segunda etapa, com 285 vagas, está em fase de licitação da empresa para ministrar as capacitações.

Cursos oferecidos
Eletricista de Instalações Comerciais e Residenciais
Instalador de Alarme Residencial
Instrutor de Trânsito,
Mecânica de Injeção Eletrônica
Mecânica de Manutenção de Motocicletas
Mecânico de Motor A Gasolina E Álcool
Operador de Máquinas Agrícolas
Operador de Retroescavadeira
Pedreiro d Produção de Derivados do Leite

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS