Facebook
15/08/2017 - 10h55m

PORTA ABERTA

Projeto de extensão do IFTO de Araguatins é destaque em reportagem da TV Anhanguera

Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins(IFTO), recebeu ontem, 14, a equipe da TV Anhanguera para elaboração de uma reportagem sobre o Projeto Porta Aberta.

Na ocasião, a servidora do Campus Araguatins e coordenadora do projeto, Maristela Gonçalves, foi entrevistada pelo repórter, Thiago Vieira, e explicou como o projeto foi criado, quais seus objetivos e metodologia.

Projeto Porta Aberta

O projeto foi implanto no mês de julho pelo Campus Araguatins em parceria com Ministério Público do Estado do Tocantins Regional de Araguatins, Unidade Prisional de Araguatins e Juiz de Execução penal da Comarca de Araguatins. Atualmente, ele atende a 13 detentos, que têm remição de pena por meio da leitura. Contribuindo assim para a formação educacional das pessoas condenadas e sua provável ressocialização.

O Porta Aberta funciona da seguinte forma: são feitos empréstimos de livros aos apenados, que após a leitura produzirão resenhas a respeito do livro que leram. Tendo cada apenado direito a 01 (um) livro e confecção de 01 (uma) resenha mensal para efeito de remição de pena. As normas preveem que o detento terá o prazo de 21 dias corridos para a leitura de uma obra literária disponibilizada pelo Campus Araguatins- Projeto Chiquinha Gonzaga, com livros pré- selecionados pela Promotoria e Defensoria.

Para cada resenha avaliada positivamente, o encarcerado terá remição de 1(um) a 4 (quatro) dias da pena, dependendo da gravidade do delito cometido – sendo este item avaliado pelo Ministério Público e pelo Juiz de Execução Penal, previamente, durante a confecção da listagem codificada dos apenados.

Todas as atividades do projeto são realizadas de forma voluntária pelos coordenadores, colaboradores e encarcerados.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS