Facebook
09/03/2017 - 17h55m

ECOSOL TERRITORIAL

Projeto de Economia Solidária é debatido com prefeitos de municípios do Bico

Com informações de Adriana Grigolo / Foto: Carlessandro Souza

Secretária da Setas, Patrícia do Amaral, falaou da importância do fortalecimento da economia solidária nos municípios tocantinenses

“Promover ações integradas e articuladas que possibilitem a construção de alternativas de geração de emprego e renda e ainda fortalecer os processos produtivos que promovem o desenvolvimento econômico e social dos empreendimentos de Economia Solidária, são os objetivos do Projeto Ecosol Territorial” disse a secretária do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral, durante uma reunião com os gestores municipais, na tarde desta quinta-feira, 9, em Palmas.

Durante a reunião, a equipe técnica de inclusão produtiva da Setas, explicou a importância do fomento dos empreendimentos de economia solidária nos 17 municípios contemplados pelo projeto Ecosol Territorial, as ações que serão implantadas no segmento da economia solidária, e a contribuição das prefeituras nas instalações dos pontos de apoio para a realização dos trabalhos dos Agentes de Desenvolvimento Local que desenvolverão atividades nos municípios.

A gerente de Inclusão Produtiva da Setas, Mara Nôleto Dorta, comentou as ações que serão desenvolvidas pelos agentes. “Entre as atribuições desse profisional estão o levantamento das potencialidades econômicas locais, o fomento de novos empreendimentos solidários e o assessoramento àqueles já existentes, articulação dos gestores públicos em torno do tema e principalmente estimular a construção e o fortalecimento de espaços coletivos que debatam e definam as necessidades das comunidades”, explicou.

O prefeito de Carrasco Bonito, Carlos Alberto Rodrigues da Silva, ressaltou que o projeto vem somar e contribuir para a geração de renda dos municípios.  “Carrasco Bonito tem aproximadamente 4 mil habitantes e a intenção é fomentar o plantio da mandioca na região. O projeto garantirá a geração de renda e fortalecerá o segmento”, argumentou.

Economia Solidária

A Economia Solidária é uma proposta alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

Sobre o projeto

O projeto é desenvolvido por meio de um convênio entre a Setas e o Ministério do Trabalho/Secretaria Nacional de Economia Solidária e visa fortalecer as organizações de Economia Solidária nos territórios do Bico do Papagaio, Jalapão e região Sudeste do Tocantins no intuito de promover o desenvolvimento social e a erradicação da pobreza no Estado.

Cidades contempladas do Bico do Papagaio

As 07 cidades contempladas que serão atendidos pelo Projeto Ecosol Territorial são: Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Carrasco Bonito, Esperantina, São Miguel do Tocantins, Sampaio.

As demais cidades contempladas que serão atendidos pelo Projeto Ecosol Territorial são: Lagoa do Tocantins, Mateiros, Rio Sono, Santa Teresa do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Rio da Conceição, Porto Alegre do Tocantins, Paranã, Taipas do Tocantins e Dianópolis.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS