Facebook
22/05/2018 - 10h54m

"CAPACITA DEFENSORIA"

Programa de capacitação da Defensoria Pública será realizado em Araguatins e em mais 6 municípios do estado

Redação

O treinamento será realizado nos municípios de Araguatins, Araguaína, Dianópolis, Gurupi, Guaraí, Palmas e Porto Nacional

Em consonância à missão, visão e valores institucionais, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) lança o programa “Capacita Defensoria”, que tem como objetivo qualificar servidores e membros, oferecendo ferramentas e condições para que estejam cada dia mais preparados para desempenhar suas funções, integrados e engajados no ambiente de trabalho. O treinamento será realizado nos municípios de Araguatins, que inclui a equipe de Tocantinópolis; e em Araguaína, Dianópolis, Gurupi, Guaraí, para os servidores dessas regionais; em Palmas, com a participação também dos servidores de Brasília; e em Porto Nacional, que atenderá ainda equipe de Paraíso do Tocantins.

“É também uma forma de aprimorar o relacionamento interno e o clima organizacional. Quando se investe em pessoas, na qualificação, na troca de experiências, e nas relações interpessoais no ambiente de trabalho, sem dúvidas, isso vai repercutir no efetivo alcance das nossas finalidades institucionais, que é oferecer um atendimento de excelência e humanizado à população assistida pela Defensoria Pública no Tocantins”, disse o Defensor Público-Geral no Tocantins, Murilo da Costa Machado.

O “Capacita Defensoria” é uma das prioridades da Gestão Superior, e será realizado por meio da Escola Superior da Instituição (Esdep), com apoio da área de Gestão de Pessoas. A expectativa é que mais de 400 servidores sejam capacitados em 2018.

“É muito importante para a Defensoria Pública oferecer, por meio de Escola Superior, próprias capacitações para os defensores públicos e servidores da Instituição, contribuindo para formação desses profissionais que diariamente enfrentam desafios nas suas atividades laborais”, destacou a diretora da  Esdep, defensora pública Maria do Carmo Cota.

A primeira capacitação deste ano foi com os motoristas da instituição sobre direção defensiva e econômica e protocolos na condução de autoridades, com a participação de 28 profissionais.

As próximas serão com os analistas jurídicos, assessores e assistentes que atuam nos gabinetes, que participarão de treinamento sobre “Comunicação Assertiva e Gestão do Trabalho”, previsto para começar em junho, e também da “Oficina de Integração”, que acontecerá no segundo semestre de 2018.

“Dentro do ‘Capacita Defensoria’ estamos trabalhando com as prioridades que definimos para 2018, no primeiro momento a demanda dos motoristas, e na sequência a relacionada à área fim que é o atendimento ao público, dando continuidade ao treinamento realizado em 2017, de forma a capacitar e integrar as equipes que lidam diretamente com a população”, explicou a responsável pela área de Gestão de Pessoas, Tatiana Passarini Scarceli.

Capacita Defensoria 2018
Com início previsto para junho, o treinamento sobre “Comunicação Assertiva e Gestão do Trabalho” será direcionado aos analistas jurídicos e assessores que atuam nos gabinetes de Defensores Públicos em todo o Estado, com o público estimado em 180 servidores.

Para o segundo semestre, está prevista a realização de uma Oficina de Integração, com os analistas jurídicos e assessores que atuam nos gabinetes e os assistentes que trabalham no atendimento. A expectativa é que cerca de 300 servidores participem da oficina, que acontecerão em Araguaína, Dianópolis, Gurupi, Guaraí, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins; e também em Araguatins, com a participação das equipes de Tocantinópolis; e em Palmas, na qual participam também os servidores de Brasília.

Segundo Tatiana Passarini Scarceli, no “Capacita Defensoria” 2018 os treinamentos serão realizados na modalidade in company, ou seja, direcionados aos profissionais da Defensoria Pública, o que proporcionará a todos os participantes a oportunidade de se desenvolverem, compartilhando suas experiências diárias, sem a necessidade de se deslocarem até a instituição de ensino.

Além dos treinamentos, desenvolvidos de acordo com as demandas prioritárias da Instituição, Tatiana explica que também ocorrem atividades paralelas dentro do “Capacita DPE”, como as realizadas em parceria com a Universidade Corporativa do Estado do Tocantins (Unicet), na modalidade de Educação a Distância (EAD). “São cursos em diversas áreas, oferecidas pela Unicet aos profissionais que tiverem interesse em se capacitar. Até maio deste ano, mais de 100 servidores participaram de capacitações, em áreas como segurança do trabalho, boas práticas de saúde, planejamento estratégico, orçamento público, primeiros-socorros, entre outras”.

Capacitações 2017
Em 2017, as atividades de capacitação começaram a partir do mês de julho, com a participação de 174 pessoas. O principal treinamento foi sobre “Excelência no Atendimento ao Público”, ministrado pela equipe do Senac,  e oferecido pela Defensoria Pública, por meio da Esdep, com apoio da área de Gestão de Pessoas. A atividade contou com a participação de 100 servidores que atuam com atendimento da Instituição. O objetivo foi desenvolver capacidades relacionadas ao atendimento, primando pela qualidade do desempenho dos profissionais que atuam na linha de frente dos setores de atendimento da Defensoria Pública.

Também foi realizado um curso para a Equipe Multidisciplinar da DPE-TO, com formada por assistentes sociais, psicólogos e pedagogas que atuam em todas as Regionais. Cerca de 30 profissionais participaram da capacitação, que tratou da atualização na redação de laudos, relatórios e pareceres técnicos voltados à área sociojurídica, bem como o planejamento das ações do Quadro Especializado para o ano de 2018.

Por meio das parcerias com a Unicet e sob a coordenação, na época, do então Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), servidores e defensores públicos também participaram de capacitações sobre gestão pública, redação oficial, entre outras.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS