Facebook
11/04/2017 - 15h16m

SENAR

Programa ABC Cerrado inicia Capacitações da 2ª fase em Araguatins e em mais 7 municípios do TO

Redação

Oito municípios do Tocantins iniciaram as capacitações do ABC Cerrado neste mês de abril: Araguatins, Araguaçu, Aliança, Paranã, Combinado, Crixas, Guaraí e Paraiso.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR), iniciou neste mês o primeiro módulo das capacitações na Tecnologia de Recuperação de Pastagens Degradadas.

Neste primeiro módulo, que teve carga horária de 8 horas, os produtores receberam informações sobre as causas e efeitos da degradação de pastagens, seus impactos na emissão de gases de efeito estufa e os benefícios e ganhos ambientais trazidos a partir da reforma de pastagens. O maior benefício da capacitação é mostrar aos produtores o que devem e podem  fazer para aproveitarem os recursos naturais existentes no ambiente, a fim de reduzir o uso de fertilizantes inorgânicos e melhorar a eficiência dos fertilizantes orgânicos, diminuindo, assim, a emissão de gases de efeito estufa.

Para o segundo módulo, os participantes irão conhecer os métodos de reforma de pastagens degradadas, os sinais de degradação e seus estágios, e as principais estratégias de intervenção para corrigir as pastagens. O principal objetivo do curso é mostrar que, sem um manejo adequado, o solo esgota suas potencialidades, deixa de produzir e morre.

“Nosso setor agropecuário está buscando, cada vez mais, trabalhar com planejamento e utilizar as tecnologias disponíveis para contribuir com o aumento de sua produtividade aliado a sustentabilidade. As aceitações dos produtores rurais para a realização dessas capacitações estão sendo bastante positivas, ” destacou o Presidente Paulo Carneiro.

Para os Presidentes de Sindicatos Rurais desses municípios, o programa está tendo um resultado muito positivo, a exemplo disso o Presidente do Sindicato Rural de Araguaçu, Carlos Ribeiro, disse: "estamos motivados com o programa e empenhados em continuar ampliando as ações do SENAR em nosso município, não temos dúvidas que no contexto geral, o ABC Cerrado atende as expectativas dos nossos produtores, ” relatou Carlos Ribeiro.

O Projeto ABC Cerrado é uma ação conjunta do SENAR, do Ministério da Agricultura e da Embrapa, o Projeto, difunde e incentiva a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade de forma a ter retorno econômico mantendo o meio ambiente preservado. O SENAR é responsável pela formação profissional dos produtores nas tecnologias e pela assistência técnica e gerencial das propriedades rurais, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês) – administrados pelo Banco Mundial.

 

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS