Facebook
09/08/2017 - 11h17m

PNAE

Profissionais de Tocantinópolis que operacionalizam programa de alimentação escolar nas escolas recebem capacitação

Redação

Profissionais de educação participam de formação do Pnae em Tocantinópolis (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (Seduc), por meio da Gerência de Alimentação Escolar, realiza uma capacitação para os profissionais que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O curso, com carga horária de 24h, teve início no mês de maio, com previsão de encerramento para outubro deste ano.

O objetivo da formação é reconhecer a importância dos coordenadores de apoio escolar, que atuam nas unidades escolares, para garantir o acesso, a permanência e o sucesso dos estudantes na aprendizagem. Em todo o Estado estão sendo capacitados 489 profissionais.

Os polos de formação estão distribuídos nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE), o que facilita a participação dos cursistas. Nesta terça-feira, 8, os servidores das Regionais de Tocantinópolis e Araguaína receberam as aulas da formação. Nesses dois polos, o curso se estende até o dia 11 e atende a 34 servidores em Tocantinópolis e 74 em Araguaína.

A ampla compreensão das informações, dos conceitos, das bases teóricas e das boas práticas favorece a construção de significados fundamentais para a atuação eficiente na operacionalização do Pnae. Dentro deste contexto, as temáticas discutidas nos encontros são voltadas para execução física nutricional e pedagógica do Programa, fundamentos e princípios do trabalho de manipulador de alimentos, controle social e agricultura familiar no Pnae.

Para garantir eficácia ao trabalho, a Seduc disponibilizou, por meio da Gerência de Alimentação Escolar, equipe técnica  composta por profissionais de educação e nutricionistas que darão enfoque à operacionalização do Pnae, primando pela qualidade.

De acordo com Erineide Araujo Brito Dias, gerente de Alimentação Escolar da Seduc, a iniciativa de capacitação é um avanço para a educação como um todo. “A iniciativa representa um grande avanço para o programa e uma enriquecedora ação no sentido de qualificar e valorizar os profissionais das escolas da rede estadual de ensino”, ponderou.

Para professora Wanessa Zavarese Sechim, Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, até o mês de outubro, os servidores das 13 Diretorias Regionais de Educação serão beneficiados pelas formações, que têm como intuito oportunizar atualização profissional aos coordenadores de apoio das escolas estaduais que executam o Pnae.

Segundo a gestora, a formação também atende à demanda apresentada pelos conselhos de alimentação escolar e pelos profissionais que atuam na área escolar.  “Com essa formação, o objetivo maior é valorizar o trabalho desses servidores, oferecendo a eles a possibilidade de aperfeiçoar a atuação no Programa Nacional de Alimentação Escolar. Além disso, houve mudanças recentes no programa e que precisam ser efetuadas também no Tocantins para garantir a melhoria constante na qualidade da alimentação que é ofertada aos nossos alunos”, explicou.

Programa de Alimentação Escolar

O Pnae existe desde 1955 e contribui para o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, além de auxiliar na formação de hábitos alimentares saudáveis. O programa ainda favorece a produção regional e valoriza os alimentos típicos da região que são inseridos nos cardápios da merenda.

No Tocantins, cerca de R$ 23 milhões de recursos do Governo do Estado e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) são investidos por ano no Pnae para atender aproximadamente 180 mil estudantes da rede estadual.

A execução do Pnae é acompanhada e fiscalizada diretamente pela sociedade, por meio do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS