Facebook
11/05/2017 - 14h10m

NA UFT

Professora, multiplicadora da DRE de Tocantinópolis participa de curso de Formação em Educação Financeira

Redação

Abertura do curso de formação em educação financeira em Palmas

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF–Brasil) realiza o Curso de Formação em Educação Financeira para cerca de 90 técnicos e professores da rede estadual de educação. Entre os participantes, está multiplicadora do programa, da Diretoria Regional de Educação de Tocantinópolis, Eveliny Almeida Feitosa Jácome. Os profissionais, após receberem a formação, irão capacitar os demais professores de cada unidade escolar do Estado.

O encontro teve abertura as 19 horas de ontem, 10, no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) da UFT, e continua hoje com palestras, atividades e oficinas sobre educação financeira. Alessandra Camargo Godoi, coordenadora do Programa Educação Financeira do Tocantins, apresentou o histórico do programa no Estado. Para ela, o trabalho de conscientização sobre o controle de gastos é fundamental para controlar gastos. “Educação financeira nas escolas é primordial para estimular a consciência financeira dos estudantes desde as séries iniciais e assim formar comportamentos financeiros saudáveis”, disse.

O curso é composto por dois módulos comuns e sete específicos, e atende aos anseios dos professores que receberam material didático específico e necessitavam de formação de caráter metodológico para utilização. Irá acontecer na modalidade semipresencial, totalizando 194 horas, com prazo de finalização para o mês de novembro.

Nos livros há diversas situações didáticas com textos, histórias, imagens e tabelas referentes à educação financeira. Finalizando o trabalho com as situações didáticas, os alunos realizam ações ligadas ao tema apontado em cada uma delas.

Professora Eveliny Almeida Feitosa Jácome, multiplicadora do programa Educação Financeira, da Diretoria Regional de Educação de Tocantinópolis

 

Para Eveliny Almeida Feitosa Jácome, multiplicadora do programa, da Diretoria Regional de Educação de Tocantinópolis, a educação financeira pode ser praticada em vários espaços e tornar melhor a qualidade de vida das pessoas. “Os familiares se envolvem no trabalho sobre questões financeiras como orçamento doméstico da família. Isso melhora até a saúde, pois a tranquilidade proporciona um melhor sono, alimentação, enfim a vida social melhora de modo geral”, ponderou.

Tecnologias sociais e educacionais são necessárias para o desenvolvimento financeiro saudável, para tanto a AEF-Brasil considera relevante a construção de uma tecnologia social que proporcione a interação com o público beneficiário, permitindo que essa tecnologia esteja mais próxima da sua realidade, linguagem e seu contexto sociocultural.

Essa tecnologia educacional da AEF-Brasil começou a ser testada nos anos de 2010 e 2011, como projeto piloto envolvendo os estados do Tocantins, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Ceará, além do Distrito Federal. Um total de 27 mil estudantes e cerca de 1800 professores participaram, inicialmente.

Entre os resultados alcançados com o trabalho em educação financeira estão maior capacidade do jovem poupar, fazer lista de despesas mensais, negociar preços e meios de pagamento ao realizar compras, e também construir planos pessoais para alcançar objetivos, aponta levantamento do Banco Mundial.

Para Vânia Maria Gomes Carvalho, técnica de currículo de matemática, da Diretoria Regional de Educação de Dianópolis, o trabalho com educação financeira é importante. “Minhas expectativas a respeito desse curso são as melhores. Espero adquirir mais embasamento teórico para levar para Dianópolis. Já recebemos livros com sugestões de atividades e esperamos aplicar com sucesso em todas as escolas de nossa regional”, disse.

Para Waldecy Rodrigues, professor da UFT e articulador da parceria UFT/Seduc/ AEF - Brasil, o equilíbrio, planejamento financeiro e poupança fazem parte de um controle e faz parte do letramento. “O letramento deve estar presente desde as séries iniciais, o que pressupõe aprender algo, mude o comportamento, mudar a realidade na sociedade de consumo. É ter acesso aos bens e serviços sem comprometer o próprio futuro. Quando não há controle dos gastos, a qualidade de vida do indivíduo fica comprometida”, explicou.

Para Sandra Melo Valadares, professora do Colégio Pré-Universitário (CPU), de Araguaína, a educação financeira influencia traz influência positiva na vida dos estudantes. “Incentivamos aos alunos a ter uma poupança, a consumirem de forma consciente. Isso proporciona uma vida mais saudável e um controle na administração dos próprios bens”, ponderou.

Professora Joana dos Reis Neres Gomes, diretora de Educação Básica da Seduc

Joana dos Reis Neres Gomes, diretora de Educação Básica da Seduc, na ocasião, representou a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim. Para ela, a parceria é muito importante e o sucesso é para todos. “Parabenizamos todos os envolvidos nesse trabalho que é um sucesso. Ele ajuda a equilibrar nossos gastos, por meio da educação, principalmente dentro das escolas que é o local onde estamos diretamente com os alunos. Aproveitemos bastante este curso que estamos iniciando agora, com certeza continuaremos como exemplo positivo para outros estados”, disse.

A educação financeira envolve muitos fatores além de dinheiro. Para Jaldo Cruz de Arruda, diretor do CPU, o trabalho acontece de forma paralela entre dinheiro e recursos naturais. “Conseguimos fazer a captação de água dos aparelhos de ar condicionado na escola e utilizá-la para regar a horta e fazer limpeza. Dessa forma, atrelamos a educação financeira à economia de água”, afirmou.

Claudia Forte, superintendente geral da AEF-Brasil, proferiu a palestra Educação Financeira no Brasil – Avanços e Desafios. O Tocantins foi um estado que abriu as portas para esse trabalho juntamente com a UFT. “Agradeço a todos que contribuíram e contribuem para a realização desse trabalho. Agradeço, especialmente, a cada um que veio para este evento, que é realizado em meio de semana. É preciso querer muito fazer a diferença. As experiências demonstradas aqui são excelentes. Espero ver o Tocantins como um dos estados que mais gerencia emprego no País”, ponderou.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS