Facebook
28/07/2017 - 00h01m

OÁSIS NO BICO

Praia Norte tem a economia aquecida com a temporada de verão

Jesuino Santana Jr / Fotos: Washington Luís

Praia de São Francisco: ideal para quem busca lazer como pilotar jet ski

Com um nome convidativo para as suas belezas naturais, o município de Praia Norte é um oásis para quem busca lazer, como  pilotar jet ski e barcos, pescar, pegar um bronzeado ou até mesmo aos que só estão interessados em curtir os encantos da natureza. Talvez por oferecer um leque tão grande de opções para os seus visitantes é que o município recebe tantos turistas durante o período de veraneio, o que colabora para aumentar o movimento no comércio e lotar as pousadas e hotéis.

Banhada pelo rio Tocantins, a praia de São Francisco, que fica no município, se destaca de longe pela sua larga extensão e pela areia de cor branca. Ao chegar na área de embarque, os passageiros pagam o valor R$ 2,50 pela translado de ida até a praia, que é uma ilha e fica no meio do rio, e a mesma quantia pela volta. Quem pretende fazer um passeio pelo rio Tocantins pode fretar um barco que sai por uma média de preço de R$ 50,00. Para os banhistas que preferem economizar, há a possibilidade também de tomar banho no porto da cidade.

Com o apoio do governo do Tocantins, as praias de norte a sul do Estado contam com infraestrutura, segurança, ações de prevenção e shows. O investimento realizado pela gestão estadual tem como objetivo principal aumentar o fluxo de turistas nos municípios tocantinenses e fazer com que suas economias aqueçam, gerando assim mais possibilidades de emprego e renda para a população durante a temporada.

Com humor aguçado, a comerciante Eliane Alves de Sousa, que possui uma barraca que vende comidas e bebidas comentou que esta foi a melhor temporada de praia desde que ela começou a trabalhar neste ramo há quatro anos. “Esta temporada está ótima, melhor do que isso só no ano que vem”, divertiu-se.

Eliane Alves aproveitou a oportunidade para vender o seu “peixe” e falou um pouco sobre o cardápio com comidas regionais que os seus clientes podem escolher. “Nós oferecemos aqui porções de peixes, paneladas, frango caipira, arroz misturado com fava verde, ou seja, de tudo um pouco, o que a pessoa quiser e, se tiver ao nosso alcance, iremos fazer”, discorreu.

Durante o período em que não está trabalhando, após a alta temporada, Eliane Alves contou que fica em casa cuidando da família. Com a renda que ganha durante o verão, ela se mantém durante os outros períodos do ano. “Depois da temporada, eu fico cuidando do maridão, vou à roça colher feijão, plantar macaxeira, entre outras coisas”, finalizou.

O barqueiro Luiz Simão da Silva, conhecido na região pelo apelido de “Lula”, também aproveita a temporada para faturar uma renda extra. Ele contou que oferece aos turistas um atendimento personalizado para conquistá-los. “Nós tratamos bem os turistas e os passageiros que chegam aqui. Fazemos a travessia com total segurança e estamos disponíveis o horário que eles quiserem”, disse. “Lula” aproveitou também para avaliar a temporada deste ano. “Desde que trabalho aqui como barqueiro este foi o melhor ano de todos”, concluiu.

A temporada em Praia Norte conta com a participação de artistas regionais e tem atraído um público médio estimado em três mil pessoas durante os finais de semana.

Curiosidade

Até o ano 1989, o município de Praia Norte, na verdade era chamado de Praia Chata, esse nome foi dado devido a uma grande praia achatada que havia em frente ao pequeno povoado às margens do rio Tocantins. Após um plebiscito, a cidade passou a ser chamada de Praia Norte.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa para o ano de 2016 da população do município é de 8.298 habitantes.

Aos banhistas que preferem economizar, há a possibilidade também de tomar banho no porto da cidade

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS