Facebook
18/04/2018 - 14h49m

III MPEC

Parceira entre IFTO e escola Arte de Crescer de Araguatins leva iniciação científica aos alunos do ensino fundamental

Projeto terá culminância em outubro

Mais uma vez o Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), será parceiro da escola Arte de Crescer, do município de Araguatins, para realização da III MPEC - sigla para Mostra de Pesquisa Científica da Escola Arte de Crescer. Neste ano, o evento terá como tema: “Eu, aluno: inclusão, vivência e diversidade dos alunos na EAC”, tema este idealizado com intuito de promover o diálogo, levando o aluno a debater e falar sobre seus anseios, medos, alegrias e problemas enfrentados, onde ele se veja como protagonista da sua própria história.

 A III MPEC é resultado de uma parceria entre a escola Arte de Crescer, Campus Araguatins e Universidade do Tocantins (UNITINS). Tem como objetivo ajudar o aluno a compreender a realidade da sociedade a qual está inserido, integrando professores e alunos através da interdisciplinaridade com o desenvolvimento de valores éticos, bem como a importância cultural e política em busca de sua identidade e cidadania através de uma pesquisa cujo resultado seja a produção de um trabalho que introduza o aluno no universo científico.

Para a representante do Campus Araguatins e coordenadora do Projeto, Maristela Tavares Gonçalves, a expectativa com relação a realização do evento para este ano é que surjam projetos inovadores que possam ser usados/aplicados na comunidade de Araguatins. Além disso, a iniciativa envolve alunos de três instituições de nível fundamental e superior (IFTO-UNITINS-EAC), contribuindo para o desenvolvimento de cada um deles.

 A mostra terá a seguinte metodologia: Os grupos escolherão área de pesquisa dentro dos componentes curriculares e seguindo o tema, levando em conta sua faixa escolar. Em seguida farão levantamento das hipóteses, pesquisas e apontarão possíveis soluções. Após a conclusão dessas etapas os alunos, auxiliados pelos estagiários dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Computação do IFTO – Campus Araguatins e UNITINS, irão elaborar um trabalho nos moldes de pesquisa científica. Este trabalho será corrigido posteriormente por uma banca examinadora para que o mesmo esteja dentro das normas ABNT vigente.

A culminância do Projeto será a apresentação dos trabalhos na III MPEC que ocorrerá no mês de outubro deste ano na Escola Arte de Crescer.

Participantes do projeto

Ademilde Rodrigues Tavares

IFTO

Adriano Silva de Oliveira

EXTERNO

Aline Correia Silva Oliveira

IFTO

Aline Magalhães da Cunha

IFTO

Danillo Silva Conceição

IFTO

Felipe de Almeida Morais

IFTO

Felipe Morais de Carvalho

IFTO

Felipe Oliveira Lira

IFTO

João Marcos Gomes Leite

IFTO

Kálita Cardoso da Silva

IFTO

Lanna Thayllana Oliveira da Silva

IFTO

Maria Cleiciane Sá da Silva

IFTO

Maristela tavares Gonçalves

IFTO

Marlus de Souza Silva

IFTO

Marly Moreira da Silva

UNITINS

Mateus de Souza Miranda

IFTO

Moisés de Jesus Santana Lyra

IFTO

Nataly da Silva Duarte

IFTO

Natálya de Souza Silva

IFTO

Talyne Souza Nogueira

UNITINS

Taynara Guimarães Miranda

IFTO

Uana da Silva Barroso

IFTO

Vinícius Santos Oliveira 

IFTO

Welvis dos Santos Pereira

IFTO

Weslane de Sousa Alves

IFTO

Wesley da Silva Brito

UNITINS

 

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS