Facebook
21/06/2012 - 14h23m

Em Palmas Secretário de Educação lança FLIT 2012

Depois de ter sua divulgação midiática antecipada com a realização este semestre das 12 estações regionais e receber uma melhor estrutura, a Flit – Feira Literária Internacional do Tocantins torna-se um evento cada vez mais abrangente, em vista da demanda despertada através de palestras e oficinas que vêm sendo agendadas.

A estimativa do Governo do Estado é que a presença de público supere as 500 mil pessoas nos dez dias de feira, de 6 a 15 de julho, de acordo com o secretário estadual da Educação, Danilo de Melo Souza, em entrevista coletiva à imprensa na manhã desta quinta-feira, 21, na sede da pasta, que contou, dentre outros, com a presença do presidente da ATL - Academia Tocantinense de Letras e escritor homenageado na edição 2011 da feira, Juarez Moreira.

O interesse na participação de delegações de educadores, estudantes e pesquisadores de estados como Goiás, São Paulo, Santa Catarina e de autoridades renomadas das artes e da cultura do país e do exterior reforçam a importância que passa a ter a maior feira literária da região Norte do país, ao fazer questão de enfatizar que “ela não é só literária, mas muito mais abrangente”, referindo-se aos eventos em geral convergentes na Flit.

No âmbito da feira em si, as adequações internas ocorridas tornaram a ala sul do Palácio Araguaia e da Praça dos Girassóis, a 2ª maior do mundo, um local mais funcional e interessante para que os frequentadores não se dispersem tanto e racionalizem melhor tempo e espaço, adianta o secretário, que anuncia para a próxima semana a programação oficial do evento.

Formar leitores

Danilo de Melo expôs que, com o apoio do MEC – Ministério da Educação e o esforço do Governador Siqueira Campos, vai ser realizado no dia 7 de julho, em Palmas, como extensão da Flit, o I Seminário Nacional das Academias de Letras, onde deverão comparecer as grandes expressões da literatura e das artes do país. O objetivo dessa iniciativa, conforme o secretário, “é o de formar um Estado e um país de leitores”.

A Flit deste ano, embora ampliada com as 12 Estações regionais – ainda faltam a de Araguaína e Araguatins – teve um custo financeiro aumentado em 20%, o que pelos números da Seduc representa uma substancial redução do valor investido no ano passado. Outro dado para este ano é que a programação da feira está conseguindo chegar aos 30% de recursos pagos pela iniciativa privada.

Captação que o secretário diz ser tendência progressiva e uma lógica. Danilo de Melo observa também que antes o serviço prestado à feira literária tocantinense era todo terceirizado e que agora é praticamente desenvolvido pela estrutura e pessoal da própria Secretaria da Educação. “Estamos nos tornando profissionais, com mais eventos realizados e cada vez mais com qualidade”, sustenta o secretário.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS