Facebook
11/08/2016 - 22h12m

DIA DO ESTUDANTE

No dia do Estudante UFT homenageia acadêmicos dos Câmpus de Tocantinópolis, Palmas, Miracema, Gurupi, Porto Nacional, Arraias e Araguaína

Redação

Hoje é o dia que comemora aquela pessoa que dedica a maior parte do seu tempo em aprender. Desde 1927, no dia 11 de agosto é celebrado o Dia do Estudante. A Universidade Federal do Tocantins (UFT) homenageia seus mais de 19 mil alunos. A UFT possui estudantes com diferentes histórias, mas que possuem o mesmo sonho: a formação acadêmica. Nesses 13 anos, a instituição possibilitou essa conquista para mais de 12 mil estudantes.

Atualmente a UFT conta com 61 cursos de graduação, nos sete Câmpus da instituição, Tocantinópolis, Palmas, Miracema, Gurupi, Porto Nacional, Arraias e Araguaína. Os cursos são compostos por pessoas que em algum momento se sua vida renunciaram a coisas, momentos, situações em prol do sonho de uma graduação e com ela uma carreira profissional.

“Passei a vida estudando em escola pública e agora tive a opção de escolha e preferi a Federal porque sei que aqui vou me prepara melhor” frisou a caloura do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT, Carla Magalhães. Carla ressalta ainda que sabe das dificuldades de ser estudante, mas afirma que o momento é de adaptação: “Espero gostar do curso, formar e seguir na área que vou me formar”, pontua.

Já a estudante do 2º período de nutrição, Larissa Marinho, conhece bem a rotina de estudar na Federal e destaca que todo esse esforço vai contar na sua formação. “Essa fase é a de maior dedicação, não é toda vez que vamos poder fazer um programa legal com a família porque vai ter uma prova ou um trabalho esperando", declara a estudante.

Mas essa rotina pesada de estudante acaba e são muitos que conseguem ser profissionais na área de formação, basta esforço e dedicação é o que afirma Luiz Carvalho formado no curso de ciência da computação da UFT. “Formei em 2009 e consegui um emprego na área, mas continuei estudando porque sei que é o estudo que nos dar base para conseguirmos. Então, fiz uma pós-graduação e ainda estudando consegui passar em três concursos públicos. Hoje, trabalho como analista de sistemas e sei que foi a base na universidade que me proporcionou essas realizações”, informou.

Como já dizia o filosofo Socrátes “Um homem para ser completo tem que estudar, trabalhar e lutar”. Fazendo uso destas palavras a UFT parabeniza a todos os estudantes que se dedicam e lutam para conquistar seus sonhos. Os desafios são grandes, mas as vantagens do aprendizado são maiores ainda. Parafraseando Nelson Mandela destacamos a importância da educação. “A educação é a mais poderosa arma, pela qual se pode mudar o mundo”. Então por mais difícil que seja, persista!

Programas para permanência

"Devido ao aumento do número de estudantes da UFT em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a universidade implementou algumas opções como a concessão de bolsa emergencial e da bolsa permanência para os estudantes gozarem de condições para permanecer nos cursos e desenvolver seus estudos acadêmicos", explicou o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Kherlley Barbosa.

Pensando nas dificuldades que os estudantes encontram para conquistar o título de graduação a UFT oferece programas que têm o objetivo de facilitar a trajetória acadêmica. Entre eles está o auxilio permanência, auxílios para viagens, alimentação. Além da casa do estudante que é um apoio da UFT com o Estado. Tem também outros benefícios são o Apoio Psicopedagógico e o serviço social. Conheça mais sobre os programas aqui.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS