Facebook
21/03/2018 - 11h11m

ÀS 19 HORAS

Neaf promove palestra para marcar o Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial no Câmpus de Tocantinópolis

Redação

Hoje, 21 de março, o dia em que se discute internacionalmente a luta contra a discriminação racial, o Núcleo de Estudos e Pesquisas da África e dos Afro-Brasileiros da UFT (Neaf/UFT), no Câmpus de Tocantinópolis, promove a palestra "África do Sul Antes e Depois do Apartheid", ministrada pelo professor João Batista de Jesus Félix. O evento acontece às 19 horas, no Auditório Adão Ribeiro da Silva e é direcionado a todos os alunos, professores, técnicos e  comunidade.

João Batista explica que a data foi criada pela ONU no ano de 1970, como forma de destacar a luta contra o racismo no mundo. "Desde 2008, primeiro o Neab e agora o Neaf sempre procuraram marcar esta data com palestras sobre o assunto. Isso porque o Brasil, ainda hoje é considerado um país racista pela ONU, neste sentido, devemos sempre trazer a baila discussões sobre este assunto, na intenção de suplantar esta condição patética nacional", ressalta. 

África do Sul Antes e Depois do Apartheid

O professor adianta que a discussão será focada na apresentação sobre a luta contra o racismo na África do Sul, a vitória sobre o regime racista do Apartheid e o governo de Nelson Mandela. O palestrante também destaca trará abordagens do momento atual.  “Vou fazer uma apresentação também sobre  a atual crise política que aquele país passa”, conta.

Sete anos de Neaf

A programação marca também o sétimo ano de atividades do Núcleo de Estudos e Pesquisas da África e dos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Tocantins (Neaf), atuante no câmpus de Tocantinópolis e o seu papel dentro da universidade na luta contra discriminação racial.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS