Facebook
12/09/2017 - 17h38m

MEIO AMBIENTE

Naturatins de Tocantinópolis resgata espécie em extinção

Cleide Veloso

Nesta segunda-feira, 11, a equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) de Tocantinópolis encaminhou ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) uma macaca conhecida pelo nome científico de Alouatta Belzebul e popularmente Guariba de Mãos Ruivas, uma espécie ameaçada de extinção.

De acordo com a agente ambiental do Naturatins de Tocantinópolis, Viviana Locatelli, o animal apareceu na cada de moradores do Povoado Passarinho, uma comunidade rural do município. “A macaca estava há um ano e seis meses se alimentando com ração dos porcos e restos alimentares, após presenciar o interesse de várias pessoas das proximidades, em matar o animal para comerem, os moradores estiveram no Naturatins de Tocantinópolis e solicitaram que fosse uma equipe buscar o animal”, relatou complementando.

“A senhora Sueli Avelino e seu esposo fizeram a entrega voluntária do animal e nesses casos o órgão ambiental somente recolhe o animal, sem sanções às pessoas que estavam de posse do exemplar”, concluiu Locatelli.

Aparentemente a guariba apresentou bom estado de saúde, mas no Cetas será submetida a exames e ao acompanhamento de uma reeducação alimentar para avaliar a possibilidade de retorno a natureza. 

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS