Facebook
16/01/2017 - 17h53m

EM PALMAS

Municípios do Bico recebem orientações sobre gestão da Assistência Social

Com informações de Lara Cavalcante / Fotos: Carlessandro Souza

Municípios do Bico do Papagaio são orientados sobre a gestão da Assistência Social. (Foto: Carlessandro Souza)

Seis municípios do Bico do Papagaio receberam orientações básicas sobre a gestão da política de assistência social na tarde desta segunda-feira, 16, na sala de reuniões da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), em Palmas. Os encontros que começam hoje seguem até 2 de fevereiro e deverão orientar os  gestores dos 139 municípios do Estado, sempre em grupos de cerca de dez localidades. Participaram da primeira reunião Carrasco Bonito, Buriti do Tocantins, Axixá, Esperantina, São Sebastião e Praia Norte. As cidades que ainda não se inscreveram para participarem das reuniões podem se inscrever pelo link http://sgs.setas.to.gov.br/auth/login

Secretária Patrícia do Amaral dá boas vindas aos primeiros gestores a serem orientados. (Foto: Carlessandro Souza)

A secretária da Setas, Patrícia do Amaral, deu início aos trabalhos parabenizando as novas gestões e a disponibilidade dos presentes em aprender  e  atender as diretrizes da política no intuito de oferecer serviços de excelência à comunidade. “Nosso objetivo com essas orientações é transmitir um pouco das mudanças que a Assistência Social tem passado ao longo dos últimos 15 anos. Hoje a assistência tem leis e diretrizes que orientam os trabalhos e conhecê-los é fundamental para um bom desempenho”, declarou.

Participaram dos encontros três representantes de cada município, sendo eles os secretários municipais de Assistência Social, gestores do Programa Bolsa Família (PBF) e técnicos dos sistemas da rede do Sistema Único de Assistência Social (RedeSUAS). Para a diretora do Sistema Único de Assistência Social e Programas Especiais, Halana Magalhães, as orientações são fundamentais principalmente para aqueles gestores que estão tendo contato com a área pela primeira vez. “Estamos apresentando todas as nossas gerências e áreas de atuação, nossa intenção é promover noções básicas sobre a política de forma que a pessoas possam se situar e buscar mais informações. Ao longo do ano ofereceremos mais capacitações de forma setorizada”, explicou.

A secretária de assistência social de Augustinópolis, Marlene Xavier, já está no cargo há nove anos, mas vê na ocasião uma chance de atualização e troca de conhecimento. “A Assistência Social é uma área que está em constante mudança e, por mais que a gente leia as normativas, é sempre bom ter esses momentos em que tiramos dúvidas e aprendemos com os questionamentos dos colegas”, comentou.

Já para a recém contratada com a função de gestora do Programa Bolsa Família na cidade de São Sebastião do Tocantins, Tatiane da Rocha, o encontro foi uma oportunidade de conhecer melhor a área e se capacitar. “São muitas informações e, mesmo o funcionário anterior já tendo me passado muitas orientações, esse encontro está sendo muito esclarecedor”, disse.

A equipe da Setas espera para esta terça-feira,17, os municípios de Araguatins; Itaguatins; Maurilândia do Tocantins; São Bento do Tocantins; Cachoeirinha; Luzinópolis; Tocantinópolis; Nazaré; Ananás; Angico; Santa Terezinha do Tocantins; Riachinho.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS