Facebook
06/03/2018 - 14h01m

EM PALMAS

Mulheres que Cuidam - Jovens comemoram primeiro emprego e compartilham suas expectativas

Secom Palmas/Deni Rocha

Layla Cristina ajuda com as despesas de casa e celebra os conhecimentos adquiridos com primeiro emprego (Foto: Luciana Pires)

A taxa de desemprego entre os jovens é, geralmente, maior que do restante da população economicamente ativa, e um dos maiores obstáculos é a falta de experiência. Conquistar um lugar no mercado de trabalho não é tarefa fácil, ainda mais quando se trata de jovens e adolescentes que nunca trabalharam.

Na contramão dessa estatística, a Prefeitura de Palmas tem garantido, anualmente, muitas oportunidades para centenas de menores e jovens aprendizes. A força de trabalho jovem é a segunda matéria da série “Mulheres que Cuidam” que o Portal da Prefeitura passou a publicar na segunda-feira, 05.

Atualmente, a Prefeitura conta com 474 colaboradores divididos entre 320 jovens empreendedores e 154 jovens aprendizes, ambos com contrato de trabalho de 1 ano e 4 meses. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), o processo seletivo é realizado considerando a situação escolar do menor ou jovem aprendiz, em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), que oferece, semanalmente, um dia de treinamento em diversos segmentos, desde atendimento ao público a área de informática.

Crescimento

Karla Lorrane comemora a conquista do primeiro emprego e faz planos para o futuro (Foto: Luciana Pires)

“Em apenas quatro meses de trabalho muita coisa mudou na minha vida, passei a contribuir com o pagamento das despesas em casa e fazer minhas compras pessoais. Profissionalmente estou crescendo, melhorando a disciplina, a produtividade e principalmente a comunicação que vão contribuir para minha profissão no futuro. Estou muito satisfeita”, disse a jovem empreendedora Layla Cristina, 16 anos.

Assim também pensa Karla Lorrane, jovem empreendedora no Município, contratada há três meses, no primeiro emprego, que destacou que ao final do processo seletivo, passou pelo treinamento antes de iniciar as atividades. “Tudo é muito positivo, tenho um salário adequado pela carga horária, estou aprendendo muito, e ao final além da experiência teremos nossos direitos trabalhistas garantidos”, disse.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS