Facebook
10/12/2017 - 18h51m

'NATAL ECOLÓGICO'

Moradores de Ananás usam mais de 10 mil garrafas para fazer decoração de Natal em praça abandonada

Decoração natalina foi feita pelos moradores da cidade (Foto: Bruna Michele Silva Brasil/Divulgação)

Mais de 10 mil garrafas pet foram usadas para montar uma decoração de Natal em Ananás. A praça São Pedro, que estava abandonada, ganhou vida, com enfeites coloridos e uma árvore de cinco metros, feita com materiais recicláveis. O projeto 'Natal Ecológico' surgiu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), mas mobilizou escolas, famílias e outros voluntários. A decoração contou com distribuição de presentes para as crianças da cidade.

Árvores de garrafas pet estão com iluminação especial (Foto: Bruna Michele Silva Brasil/Divulgação)

A produção começou no início de novembro e esta é a primeira vez que a praça terá uma decoração natalina. Uma das organizadoras é a funcionária pública Bruna Michele Silva Brasil. Ela conta que a repercussão do projeto foi muito positiva. "O projeto era pequeno e só com o pessoal do Cras. As famílias gostaram tanto da ideia que espalharam a notícia pela cidade. Veio gente de todos os lados para ajudar".

Árvore de Natal foi feita com mais de quatro mil garrfas pet (Foto: Bruna Michele Silva Brasil/Divulgação)

Além das garrafas pet, ela conta que também foram utilizadas garrafas de vidro, CDs, pneus, tampas e outros materiais recicláveis. "A ideia é fazer com que o lixo da cidade possa se transformar em coisas bonitas que atraim as famílias de novo para nossa praça", comenta Bruna.

A artesã Aladir Lima Rodrigues foi a responsável por criar o projeto natalino de forma voluntária. Ela já trabalho com materiais recicláveis, mas em ações menores. "Foi um desafio, mas com a ajuda da comunidade ficou tudo mais fácil. O bacana é que as pessoas agora estão vendo o lixo com outros olhos.

Casa do Papai Noel foi feita com bambu e decoração de garrafas pet (Foto: Bruna Michele Silva Brasil/Divulgação)

Mas o que deixou a Aladir mais feliz foi poder ver a mãe, a dona Laura Pereira de Lima, de 89 anos, trabalhando também. Aos risos, ela conta que um dia a idosa ficou curiosa para saber o que Aladir fazia tão cedo todos os dias. Foi então que dona Laura seguiu a filha e descobriu o projeto. "Saí de casa e ela veio atrás, 'filha vou com você'. A partir desse dia minha mãe não saiu mais da praça".

O projeto fez bem para dona Laura. "Estou achando maravilhoso, é uma grande terapia e está lindo, ninguém imagina o quanto. Todo mundo trabalhando com alegria. Ninguém me mandou para cá, eu vim porque quis dar uma mão. Vim ajudar e olha a gente fez cada coisa linda". (G1)

Dona Laura mostra orgulhosa a decoração que ajudou a fazer (Foto: Bruna Michele Silva Brasil/Divulgação)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS