Facebook
03/04/2018 - 10h32m

TROCA DE COMANDO DA PM/TO

Mauro Carlesse empossa comandante-geral da PM e autoriza ações da força tarefa de combate a criminalidade e a violência

Cláudio Paixão/Fotos: Esequias Araújo

O governador destacou a confiança na corporação, agradeceu ao comandante substituído e deu boas vindas ao novo comandante

O novo comandante da Polícia Militar do Tocantins (PM/TO), Jaizon Veras Barbosa, foi empossado pelo governador interino, Mauro Carlesse, no início da manhã desta quarta-feira, 3, em solenidade realizada no Quartel do Comando Geral (QCG). Na ocasião, ele também anunciou o início das atividades da Força Tarefa de Combate à Criminalidade e à Violência.

O governador Mauro Carlesse destacou a confiança na corporação, agradeceu ao comandante substituído e deu boas vindas ao novo comandante. "São homens e mulheres comprometidos com a segurança da população e que nosso governo respeita e confia. Agradeço ao coronel Edvan de Jesus Silva pelos relevantes trabalhos prestados e sei que continuará ajudando nosso Estado. Coronel Jaizon Veras, desejo sucesso nessa empreitada", disse.

O comandante Jaizon Veras Barbosa destacou que terá como prioridade, em sua atuação, um melhor aproveitamento do contingente policial. "Com o retorno dos policiais que estavam cedidos a outras instituições, ao quartel e para as ruas, vamos priorizar combate à criminalidade, com maior frequência de operações para esses fins e darei continuidade aos projetos iniciados. Junto com os demais profissionais, trabalharemos dia e noite para cumprirmos nossa missão com eficiência e eficácia", garantiu.

Força Tarefa

A Força Tarefa de Combate à Criminalidade e à Violência anunciada pelo governador Mauro Carlesse será desenvolvida em conjunto pelas polícias Civil e Militar, com o apoio da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. A primeira ação será realizada no município de Gurupi, ainda está semana.

"Além do trabalho rotineiro, com essa força tarefa, vamos de imediato dar uma resposta à população tocantinense que clama por mais segurança. Com o trabalho integrado das forças de segurança, vamos colocar mais policiais na rua e trabalhar mais perto das comunidades. Proteger as famílias e a vida das pessoas é nosso compromisso", ressaltou o governador.

Junto com a intensificação das ações continuadas das polícias, serão desenvolvidas ações de impacto nas cidades com os maiores índices de criminalidade e violência no Estado.

Polícia Militar

Nas operações, a PM vai empregar parte do efetivo da Capital e das unidades especializadas da Casa Militar (Camil); da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe); das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam); Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro); e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).

"A força tarefa consistirá no emprego do nosso efetivo operacional e administrativo, deslocados para as cidades, inicialmente para Gurupi e na sequência para outras cidades que tem altos índices de criminalidade", afirmou o novo comandante geral da PM.

Entre as ações continuadas da PM estão à utilização de sistemas de monitoramento com câmeras; ampliação das Redes Comunitárias de Segurança (RCS), facilitando a comunicação entre a PM e a comunidade; ampliação dos serviços de inteligência entre os entes envolvidos; fortalecimento das ações preventivas e proativas, por meio de Visitas Cidadãs (realizadas pela PM em diversas unidades do Estado).

Segurança Pública

Dentro da força tarefa, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) vai empregar todo efetivo disponível nas operações a serem realizadas; vai prestar apoio à PM no trabalho ostensivo com duas equipes do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote); cumprirá mandados de prisão em aberto e destinará equipe específica para intensificar a apuração dos crimes de homicídio.

O secretario de Estado da Segurança Pública, Deusiano Pereira de Amorim ressaltou que o trabalho da Polícia Civil será investigativo. "Vamos intensificar nossas ações na apuração dos crimes, principalmente aqueles que estão incomodando a nossa sociedade, que são os crimes de homicídio. Já designamos equipes de delegados específicos para apuração desses crimes", explicou.

Perfil do Comandante-geral da PMTO

O comandante Jaizon Veras Barbosa destacou que terá como prioridade, em sua atuação, um melhor aproveitamento do contingente policial

Jaizon Veras Barbosa é natural da cidade de presidente Kennedy (TO). Ingressou na PM em 1º de janeiro de 1991, no 1º ano do curso de Formação de Oficiais. Foi declarado aspirante a oficial PM em 10 de dezembro de 1993 e promovido ao posto de 2º tenente da PM em 25 de agosto de 1994. Promovido ao posto máximo da corporação, coronel, em 05 de outubro de 2013.

Dos cursos e capacitações, destaca-se o curso de Altos Estudos em Segurança Pública, realizado na Academia de Polícia Militar do estado de Goiás, em 2015; curso de especialização em defesa social, realizado no Instituto de Ensino em Segurança Pública (Iesp), em Marituba (PA), em 2004; e curso de pós-graduação lato sensu: Especialização em Ciências Políticas e Estratégia Brasileira, realizado em Palmas, promovido pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), em 2012.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS