Facebook
01/09/2017 - 15h34m

PROJETO ATER PARA MÉDIO PRODUTOR

Maurilândia do Tocantins é um dos municípios contemplados com Projeto para médios produtores

Redação

Extensionistas rurais monitoram ações de produtores

Depois de selecionar os produtores, apresentar proposta e planejar as ações dentro do Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural para médios produtores, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), inicia nesta segunda-feira, 4 de setembro, uma nova fase de atividades, primeiramente com o público selecionado do município de Maurilândia do Tocantins, e de mais 31 municípios região central do Tocantins.

Segundo a extensionista e engenheira agrônoma do Ruraltins, Milene Mendonça Magalhães, a iniciativa vai contemplar três categorias, sendo pecuarista de corte e misto (100 produtores), de culturas anuais (40 produtores) e de fruticultura (60 produtores).

“Nesta etapa, os técnicos vão a campo para prestar orientações, respeitando o perfil de cada produtor, e de acordo com o planejamento elaborado. Nos meses de junho, julho e agosto, apresentamos o projeto, selecionamos os produtores e aplicamos o diagnóstico. Agora, começam as visitas técnicas nas propriedades, porque em cima do levantamento feito, já temos condições de trabalhar naquilo que o produtor precisa”, disse Milene.

A engenheira ressalta ainda que, durante as visitas, outros convênios em andamento, nos quais os técnicos estão envolvidos, também serão monitorados, no sentido de otimizar recursos e dar maior efetividade no atendimento.  “O técnico quando vai a campo ele representa o Ruraltins. Se, na região, houver outra ação sendo realizada, ele vai observar os resultados, pois temos vários convênios em execução, como oOportunidade, o Fomento Rural e o Quintal Verde. Além desses projetos, temos as ações das Chamadas Públicas de Agroecologia e de Ater”, observou.

Ater para médio produtor

O projeto Ater para médio produtor tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento econômico e social dos médios produtores rurais do Tocantins, de modo a estimular a diversificação da produção, melhorar a produtividade e consequentemente ampliar a renda. Ao todo, serão atendidos 400 médios produtores de 32 municípios do Estado, envolvendo cerca de 50 técnicos do órgão.

Municípios contemplados

O projeto tem duração de dois anos, com recursos no valor de R$ 861.639,32 a serem aplicados, contemplando os seguintes municípios: Maurilândia do Tocantins, Goiatins, Paranã, Rio Sono, Monte do Carmo, Dois Irmãos do Tocantins, Dueré, Araguaçu, Pium, Palmeirante, Arraias, Lizarda, Natividade, Jaú do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Peixe, Formoso do Araguaia, Paraíso do Tocantins, Miracema do Tocantins, Gurupi, Guaraí, Taguatinga, Dianópolis, Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Colinas do Tocantins, Babaçulandia, Wanderlândia, Couto Magalhães, Brejinho de Nazaré e Goianorte.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS