Facebook
18/04/2017 - 17h13m

EDUCAÇÃO

Marcelo Miranda lança programas educacionais em parceria com Instituto Ayrton Senna

Foto: Lia Mara

O governador Marcelo Miranda lançou nesta segunda-feira, 17, os programas pedagógicos Se Liga Tocantins, Acelera Brasil e Circuito Campeão. Os programas serão desenvolvidos por meio de parceria com o Instituto Ayrton Senna e vão permitir o atendimento a mais de 45 mil alunos das redes estadual e municipal de ensino. A solenidade foi realizada no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM).

Foto: Lia Mara

Marcelo Miranda salientou que a retomada da parceria com o Instituto Ayrton Senna beneficia um dos bens mais importantes, que é a Educação. "Conseguimos, por meio dessa parceria, alavancar a nossa educação de jovens e adultos nas redes estadual e municipal em todos os municípios até 2009. Agora a caminhada é a retomada com o propósito de trilhar o caminho apontado pelo novo modelo de educação do governo federal".

Para o governador, os passos a serem trilhados vão além das salas de aulas.  "Refletem diretamente na vida das famílias e nas cidades. Esses programas lançados hoje vêm revestidos da magia de transformar indivíduos em cidadãos", disse, ao citar o exemplo da estudante Solange Ribeiro, gari residente em Almas, aprovada em três faculdades este ano.

A titular da pasta da Educação, professora Wanessa Zavarese Sechim, explicou que enquanto em outros estados se discute o ensino médio, no Tocantins o governo entende que a base de uma educação eficiente está no reforço da educação básica. "Entendemos que é preciso investir na base para que todo o percurso do aluno seja bem-sucedido. É por isso que estamos apostando no ensino básico e nesses programas pedagógicos". A secretária destacou que a rede estadual de ensino conta apenas com 12 mil alunos no ensino básico, enquanto a rede municipal conta com mais de 100 mil. "Daí a importância da parceria com os municípios", pontuou.

Maria Regina Baroni, representante do Instituto Ayrton Senna, destacou o sentimento de representar a entidade. "O sentimento é de honra pela confiança, entusiasmo com a determinação do governo e da equipe, e de desafio, em virtude dos resultados alcançados anteriormente".

Programas

O Se Liga visa alfabetizar alunos de 9 a 14 anos de idade que estejam em distorção idade-ano, matriculados nas turmas do 3º ao 5º Ano. O Acelera Brasil também pretende eliminar a defasagem entre a idade do aluno e o ano por ele cursado, mas é destinado a estudantes que estejam alfabetizados. Já o Circuito Campeão vai atender aos educandos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e propõe o gerenciamento da aprendizagem dos alunos com a finalidade de evitar ou reduzir a repetência.

Foto: Lia Mara

Na execução dos programas serão investidos recursos da ordem de R$ 3,5 milhões do Tesouro Estadual. O início das aulas deve acontecer no dia 24 deste mês e serão beneficiados alunos de 131 escolas estaduais e 56 municipais, dos municípios com menor índice de Desenvolvimento da Educação Básica, bem como aqueles com o maior índice de alunos em distorção idade-ano. Os municípios que se encaixam nessas situações terão as despesas pagas pelo Estado, e os que não se encaixam poderão aderir com recursos próprios e o Estado disponibilizará equipe de formadores e apoio à supervisão.

Parceria

O governo do Tocantins irá disponibilizar, aos municípios que aderirem aos programas, material didático pedagógico como livros-módulos dos alunos e professores, cartazes de acompanhamento e caixas de literatura por turma; monitoramento informatizado por meio do Sistema Instituto Ayrton Senna de Informação (Siasi); monitoramento presencial (in loco) feito pelos técnicos capacitados pelo Instituto; além de formação específica para os profissionais que atuarão no Programa na sede da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Delegacias Regionais de Ensino e escolas.

Os registros dos dados são coletados e inseridos mensalmente por meio do Siasi, com o objetivo de intervir em tempo hábil, visando à aprendizagem de cada aluno. Esse registro ocorre com a participação de todos os envolvidos no processo educativo, e o mais importante é que a equipe educacional como um todo, a começar pelos professores, utilizem os dados registrados e consolidados para tomadas de decisões que garantam a melhoria qualitativa da aprendizagem e do ensino.

Capacitação

Na primeira etapa do programa foram capacitados pelo Instituto Ayrton Sena os técnicos da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes; Diretorias Regionais de Educação (DREs) da Capital e de Porto Nacional; que atuarão como multiplicadores nos municípios.

Do dia 18 a 20 de abril, eles realizarão capacitações dos professores que atuarão nos programas Se Liga Tocantins, Acelera Brasil e dos coordenadores regionais e pedagógicos que atuarão no programa Circuito Campeão. Nesta etapa serão capacitados cerca de 400 profissionais.

Resultados

Os programas do Instituto Ayrton Senna foram executados no Tocantins de 2004 a 2009, durante a gestão do governador Marcelo Miranda. No último ano dos programas, mais de 50 mil alunos participaram do Circuito Campeão, com 92,7% dos alunos alfabetizados e aprovados. Mais de 30 mil foram atendidos pelo Se Liga e o Acelera Brasil, sendo que 98,9% dos alunos concluintes do Se Liga foram alfabetizados. No Acelera, não foi diferente, 99,7% foram acelerados ou promovidos, quase a totalidade de meninos e meninas beneficiados.

Foto: Lia Mara

A solenidade contou com a presença de secretários de Estado, auxiliares do governo, prefeitos e educadores de várias localidades do Tocantins. (Jarbas Coutinho)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS