Facebook
11/05/2017 - 13h42m

VISITA À AGROTINS

Marcelo Miranda defende cooperação tecnológica para ampliar o agronegócio tocantinense

Governador visita expositores da Feira (Foto: Aldemar Ribeiro)

Durante visita do governador Marcelo Miranda aos expositores da agricultura familiar na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), na manhã desta quinta-feira, 11, foram assinados dois documentos que visam melhorar e ampliar a cadeia do agronegócio tocantinense:  o Termo de Cooperação para implantação do Pró-genética e o Protocolo de Intenções com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo que propõe trocas de experiências tecnológicas.

Marcelo Miranda defendeu que as parcerias terão um impacto direto na cadeia produtiva do Tocantins. “Todos que fazem o agronegócio funcionar no Estado ganham com a oficialização dessas parcerias. Tenho certeza de que a cooperação mútua, a troca de informações e a execução de bons projetos, vão beneficiar diretamente toda a nossa cadeia produtiva. Temos uma pecuária forte, um rebanho sadio. Assim, como temos também muita experiência para compartilhar e a aprender com os nossos novos parceiros”, ressaltou.

Pró-genética

O Termo de Cooperação para implantação do Programa Pró-Genética envolve a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins).

O programa tem como objetivo viabilizar o acesso às tecnologias de reprodução e estimular a aquisição e a comercialização de reprodutores matrizes e material genético para o melhoramento dos rebanhos do Estado, democratizando a genética animal do boi zebu. 

O Pró-Genética contempla a maior parcela da criação bovina do Estado. Desde a criação do Tocantins, a criação de bovinos cresceu 101%, evoluindo de 4 milhões de cabeças em 1989 para aproximadamente 9 milhões em 2016. O gado zebu, para o qual é direcionado o Pró-Genética, corresponde a 80% do rebanho bovino no Tocantins. Na exportação de carne contabilizou um total de US$ 162.253.086,00, em 2016, correspondendo a 25% das exportações. Dados de 2014 indicam que o setor pecuarista emprega em torno de 12.174 pessoas diretamente.

Cooperação São Paulo

O Protocolo tem a intenção de estabelecer trocas de experiência tecnológica, gerando conhecimento científico no setor agropecuário, desenvolvido pelas instituições de pesquisa do Estado de São Paulo para serem implantados no Tocantins.

O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim, destacou a importância da sustentabilidade nas ações conjuntas. "Eu fico feliz por essa parceria que estamos estabelecendo hoje, porque ela segue protocolos de trabalho de forma sustentável. A produção integrada com conservação é possível", ressaltou.

De acordo com o secretário da Agricultura do Tocantins, Clemente Barros, a iniciativa é uma oportunidade de treinamento técnico científico, tanto para os profissionais da Seagro como das instituições jurisdicionais (Adapec, Ruraltins, entre outras). "Estamos ampliando as oportunidades de qualificação dos nossos profissionais e investindo na agropecuária tocantinense", disse.

Cooperação Unitins

Durante a visita também foi assinado Termo de Cessão de Uso de Máquinas da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária para a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). A Seagro conta com uma parceria com a instituição de ensino e os equipamentos foram cedidos para o trabalho de pesquisa voltada para a agricultura familiar no parque da Agrotins.

Palestra

Foto: Aldemar Ribeiro

Finalizando a visita aos expositores da agricultura familiar na Agrotins, o governador Marcelo Miranda participou da Palestra Magna com o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (ministro da Agricultura 1974/1979), Alysson Paulinelli, com o tema: “A água na agricultura”. (Cláudio Paixão)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS