Facebook
10/08/2017 - 22h49m

IFTO

Laboratório de solo do Campus Araguatins recebe certificado de excelência pela Embrapa

Uma preocupação do Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), é ofertar por meio dos seus laboratórios, condições para que o alunado e comunidade externa possam realizar aulas práticas, além de experimentos que visem aperfeiçoar a qualidade do ensino, pesquisa e extensão.

A instituição tem conduzido esse trabalho com seriedade, prova disso, é que no mês de junho deste ano, o laboratório de solos do Campus Araguatins recebeu da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Solos, provedora do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF), um Certificado de Excelência com o Selo de Qualidade PAQLF 2017. O Selo é atribuído aos laboratórios que atendem com excelência aos critérios de qualidade de análises de solos, efetuando com confiabilidade as determinações constantes no Manual de Análise de Solo da Embrapa.

De acordo com o responsável pelo laboratório de solos, Ricardo Lopes, o setor conta com equipamentos de ponta e possui mão de obra especializada para desenvolver análises dentro de padrões de qualidade exigidos pelo mercado. Desde 2006, o ambiente participa do Programa de Análise de Qualidade de Laboratório de Fertilidade (PAQLF), que atesta a qualidade dos serviços prestados, com ótimo desempenho nos ensaios de proficiência ao longo de dez anos.

No apoio às atividades de ensino, o laboratório é utilizado como espaço de aprendizagem para os alunos dos cursos Técnico em Agropecuária e Bacharelado em Agronomia. Os estudantes acompanham a realização de análises, conhecem os equipamentos e desenvolvem pesquisas e atividades complementares previstas na grade curricular do ensino técnico e da graduação. O setor fornece também oportunidades de estágio para discentes de instituições de ensino com sede nos municípios da região.

Além disso, o laboratório atende aos produtores rurais e às empresas do setor agrícola interessados em aumentar a produtividade de suas plantações, que recorrem ao setor para Análise de Solos. Por meio da análise de amostras, é possível calcular com maior precisão a quantidade de fertilizantes e calcário utilizados na correção do solo. Com o laudo fornecido, o produtor terá condições de saber a quantidade correta a ser comprada para o cultivo de determinada cultura.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS