Facebook
21/04/2017 - 12h11m

SECRETARIA DA AGRICULTURA

Inspetores e agentes sanitários de Augustinópolis e Sampaio participam da primeira oficina de capacitação do SIM em 2017

Redação

Cerca de 50 profissionais, entre inspetores e agentes sanitários que integram o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), de Augustinópolis, Sampaio e de mais 29 municípios do Tocantins, participaram na última quarta-feira, 19, da 1ª Oficina de Capacitação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O evento é promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro). Participaram do evento, também, secretários de agricultura e produtores.

Desta vez a oficina foi direcionada aos municípios que solicitaram as capacitações, devido as recentes mudanças de gestores municipais e formação de novas equipes para trabalhar no SIM. No período da manhã o engenheiro agrônomo da Seagro, Telmo Gosch, explicou o passo-a-passo de instalação do Serviço. No período da tarde a engenheira de alimentos da Seagro, Kênia Lellis, ministrou palestra aos participantes, sobre inspeção sanitária aplicada ao SIM.

Para o médico veterinário de Miracema do Tocantins, Rogério Bezerra, essa é a grande oportunidade dos municípios adequarem suas pequenas indústrias às normas vigentes, proporcionando ao consumidor segurança alimentar. “O SIM é uma oportunidade para o pequeno empreendedor se adequar às leis e vender produto de boa qualidade“, afirmou.

A médica veterinária que atende o SIM de Colinas do Tocantins, Euzápia Dicla Ramos também vê o treinamento como uma oportunidade oferecida aos municípios.  “Muita gente tem dúvidas sobre o serviço e a equipe da Seagro é muito prestativa e está sempre esclarecendo as dúvidas”, afirmou.

O município de Dois Irmãos do Tocantins está entre os que já possuem o SIM. Para o secretário de agricultura do município, Francisco de Assis, a oficina é uma oportunidade para o agricultor trabalhar dentro das normas trazendo benefícios para o comércio e para a saúde dos consumidores.

Situação

Atualmente 86 municípios tocantinenses têm o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) com lei criada e decretos regulamentados. A meta para este ano é atingir 92 municípios com Lei e Decreto do SIM.

SIM

O Serviço inspeciona, registra e fiscaliza a produção e a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, pescados, leite, ovos e mel e seus derivados, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando os produtos com selo de garantia. Também incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em micros empresários da área urbana e rural e oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantidos.

Certificado

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) emite certificado de qualidade a empresas e empreendedores que se adequaram às exigências sanitárias vigentes em legislação específica, e que também possuem qualidade e higiene em seu processo de produção.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS