Facebook
17/10/2014 - 20h14m

Incêndio perto das praias do Prata e do Caju consome área verde no TO

G1

Um incêndio que começou na manhã desta sexta-feira (17) e ainda não foi controlado está consumindo grande quantidade de área verde em Palmas, segundo a Defesa Civil. As chamas atingem uma região entre as praias do Prata e do Caju. Conforme informações do gerente de uma propriedade, que não teve o nome divulgado, 35 alqueires foram queimados, mas a informação não foi confirmada pelos órgãos oficiais.

O Superintendente da Defesa Civil no Tocantins, Iranilton Sales, disse que oito homens trabalham no local na tentativa de controlar o fogo. De acordo com ele, a origem será investigada pelos órgãos de fiscalização, mas como a maioria dos incêndios, este pode ter sido provocado pela ação humana. "Algumas pessoas colocam fogo para limpar a área e as chamas se alastram".

Sales ainda disse que foram registrados pelo menos mais dois focos em Palmas, nesta sexta-feira, na região de Taquaruçu, saída para Buritirana e próximo a avenida Theotônio Segurado, uma das principais da capital. Os dois focos já foram controlados.

O superintendente afirmou que, embora as chuvas de setembro tenham minimizado a quantidade de focos por alguns dias, o trabalho da Defesa Civil continua intenso. "As chuvas em setembro nos deram uma certa tranquilidade, mas depois que ela cessou, algumas pessoas passaram a fazer queima de pastagens para o plantio". Sales ainda afirmou que os focos registrados em agosto e setembro eram menores, mas os de outubro são grandes e "demoram de dois a três dias para serem controlados".

De acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 2014 já foram registrados 13.040 focos de queimadas no Tocantins, o quarto maior número entre todos os estados do Brasil. O número de queimadas somado à massa de ar quente que age sobre o Tocantins tem influenciado na queda dos índices de umidade.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS