Facebook
16/10/2017 - 19h26m

TRAJES ANTI CHOQUE NÃO PNEUMÁTICO

Hospitais do Bico são beneficiados com entrega de trajes específicos para conter hemorragias

Redação

Estado entrega trajes específicos para conter hemorragias a hospitais (Foto: Josy Karla)

Como um dos estados brasileiros que aderiram aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), dos quais um deles é melhorar a saúde materna, o Tocantins entregou na tarde desta segunda-feira, 16, durante o Colegiado de Maternidades, trajes anti choque não pneumático, que tem como principal função conter hemorragias, o fator que mais causa mortalidade materna no Estado. A aquisição dos equipamentos foi feita em parceria com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), que também promoveu capacitação para as equipes de todas as maternidades estaduais, sobre como utilizá-lo. Do Bico do Papagaio foram beneficiados os hospitais de Tocantinópolis, Agustinópolis e Ananás.

Segundo dados da gerência alta e média complexidade da Secretaria de Estado da Saúde, o Tocantins registrou 19 mortes maternas em 2016 e até setembro deste ano foram 17. Ainda de acordo com os dados, 80% dos óbitos são decorrentes de hemorragias. “A gente sabe que os números de morte materna não são apenas números, são vida e famílias que se desintegram por motivos que em alguns casos podem ser evitados, com a utilização de equipamentos como este que estamos entregando hoje”, destacou a titular da gerência, Raquel Marques Santana, acrescentando que  os equipamentos fazem parte do Projeto Zero Morte Materna.

Durante o colegiado, foi lido o relato da obstetra Érika Cristine Godoy de Oliveira, que atua no Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos, que assistiu uma paciente em uma cesárea, que teve um quadro de hemorragia e só teve a vida salva devido o uso do equipamento que foi entregue para a maternidade antecipadamente, devido a gravidade do caso.

A obstetra Selene Flávia Alves Brandão, do Hospital Regional de Guaraí relatou que nos últimos dias recebeu uma paciente sem nenhum fator de risco e que após um parto normal sem intercorrências, teve um caso de hemorragia. “Utilizamos o manejo que aprendemos durante a capacitação feita pela OPAS, com o projeto Zero Morte Materna e graças a Deus, nem precisamos chegar ao uso do traje”, afirmou, acrescentando que “sem dúvidas o traje servirá para salvar muitas vidas, principalmente as pacientes que necessitarem de transferências para outras cidades”.

A transferência de pacientes também foi mencionada pelo diretor geral do Hospital regional de Miracema, Sávio Cerqueira Lima. “O recebimento destes trajes é uma grande vitória, pois poderemos amenizar os índices de mortes em nosso Estado. Graças a Deus este ano não temos registro de morte materna em nossa unidade, mas temos certeza de que a transferência de pacientes de nossa unidade, para palmas, por exemplo, será bem mais tranqüila se o uso do traje estiver sendo feito, pois cada minuto significa uma vida”, enfatizou.

Presente no evento, o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, parabenizou toda a equipe envolvida nas atividades da Rede Cegonha  e desejou um bom uso dos equipamentos pelas equipes das unidades hospitalares. “Esperamos que muitas vidas sejam salvas com este investimento. Este é mais um passo que damos em busca de prestarmos um serviço de saúde mais humanizado e digno à população do Tocantins”, disse.

Hospitais beneficiados

No total foram adquiridos 26 trajes que serão distribuídos nas maternidades e hospitais de Tocantinópolis, Agustinópolis, Palmas (Dona Regina e HGP), Gurupi, Porto Nacional, Paraíso, Araguaína, Guaraí, Colinas, Pedro Afonso, Miracema, Araguaína, Ananás, Divinópolis, Taguatinga, Goiatins, Itacajá, Araguacema, Lizarda, Mateiros, Formoso do Araguaia e Paranã.

O colegiado de Maternidades

O colegiado é um espaço de discussão para tomadas de decisões onde os diretores e as pessoas envolvidas com a Rede Cegonha nas maternidades participam com propostas para tomadas de decisão que melhorem a assistências às mães e bebês, nas unidades.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS