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13/03/2018 - 17h50m

EM ARAGUAÍNA

Governo inicia formação para diretores escolares das DREs de Araguatins e Tocantinópolis

Redação

Formação de gestores das DREs de Araguatins, Tocantinópolis e Araguaína (Foto: Divulgação)

Começou, nesta segunda-feira, 12, a Formação Gestão para Aprendizagem, destinada aos diretores escolares e coordenadores pedagógicos das escolas públicas do Tocantins, com atividades no polo de Araguaína, que compreende as Diretorias Regionais de Araguatins, Tocantinópolis e Araguaína.

Em Araguaína, a formação está sendo realizada no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) e contou com a presença dos diretores regionais de Educação: Maria Florismar do Espírito Santo (Araguaína), Paulon Miranda Labre Rodrigues (Araguatins) e Dorismar Carvalho de Sousa (Tocantinópolis). Lá estão participando 160 pessoas entre diretores e coordenadores pedagógicos.

A formação

A formação atenderá 269 professores e 269 coordenadores pedagógicos nos polos de Araguaína, Guaraí, Dianópolis, Gurupi e Palmas. Na capital e nos polos de Dianópolis e Gurupi, a formação será realizada nos dias 15 e 16. Para a formação, o Tocantins conta com a parceria da Fundação Lemann.

Valdete Pagani, diretora de Desenvolvimento e Gestão Escolar, explicou que esta formação tem uma duração de 180 horas e serão abordadas as dimensões relativas ao trabalho realizado em uma unidade escolar: administrativa, financeira e pedagógica. “Dessa forma, os gestores escolares perceberão a importância de todas as dimensões para o pleno desenvolvimento das atividades na escola”, contou.

“Este é um momento importante para a educação do Tocantins. Realizamos um processo seletivo para escolha dos diretores escolares e, agora, estamos oferecendo uma formação em gestão para a aprendizagem”, explicou a secretária Wanessa Zavarese Sechim.

A formação faz parte das ações do Programa Estrada do Conhecimento (PEC) e Banco Mundial que estão sendo realizadas no Estado, com escolas próximas a BR-153 e que apresentam vulnerabilidade.

A formação contempla a Meta 22 do Plano Estadual de Educação, que visa ao desenvolvimento de uma gestão democrática e participativa.

 

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