Facebook
03/04/2017 - 17h17m

12 municípios do Bico já aderiram ao programa

Governo e Instituto Ayrton Senna firmam parceria para fortalecer alfabetização no Tocantins

Redação

12 municípios do Bico do Papagaio já aderiram ao programa

O processo de ensino e aprendizagem dos alunos matriculados nas primeiras séries do ensino fundamental, no Tocantins, ganhou um importante reforço na tarde da última quinta-feira, 30. Em solenidade realizada em São Paulo, o governador Marcelo Miranda assinou Termo de Cooperação, firmado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), e o Instituto Ayrton Senna (IAS), para a retomada dos programas “Se Liga”, “Acelera Brasil” e “Circuito Campeão".

Marcelo Miranda destacou a formação integral que será desenvolvida com a execução dos programas. "Os programas Se Liga, Acelera e Circuito Campeão vão ajudar o Tocantins a, não apenas estabelecer números quantitativos, mas ajudar a formar cidadãos de bem, cumpridores dos seus direitos e deveres. Estamos recuperando a educação do nosso Estado. Já são 55 os municípios que aderiram ao programa e com certeza todos verão os resultados", ressaltou. Destes 55, 12 municípios são do Bico do Papagaio.

Os programas serão executados pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Para a titular da pasta, Wanessa Zavarese Sechim, é grande a  expectativa de bons resultados. "Lá atrás já tivemos excelentes resultados, e para garantir a continuidade do sucesso dos alunos, na idade certa, estamos retomando os programas. Com essa parceria estamos criando condições para avançarmos no processo de ensino e aprendizagem", disse.

“É preocupante ver que, em pleno século 21, ainda não conseguimos alfabetizar plenamente nossas crianças, algo que deveria ser básico. Este assunto é urgente, já que a alfabetização é a base para o desenvolvimento escolar e futuro dos estudantes”, disse Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna. “Além disso, precisamos criar oportunidades para que os alunos desenvolvam, ainda na escola, letramentos que vão além da alfabetização clássica, como o socioemocional, científico, digital e corporal, que são novas demandas do século 21 que já chegaram e que não podem esperar”, complementou.

Formação

O Instituto promoverá a formação de mais de 2 mil educadores, entre professores e gestores da Secretaria de Educação. A estimativa da Seduc é que cerca de 45 mil alunos sejam beneficiados: 32 mil da rede municipal do 1º ao 5º ano do ensino fundamental; e 12.080 alunos matriculados na rede estadual. Os relatórios de acompanhamentos pedagógicos, intervenções e avaliações do processo e dos resultados obtidos serão acompanhados por meio do Sistema Instituto Ayrton Senna de Informação (SIASI).

Os programas visam à união de esforços para que as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) sejam alcançadas pelo Estado do Tocantins. A perspectiva é que com o “Se Liga Tocantins” sejam alfabetizados os alunos de 09 a 14 anos de idade que estejam em distorção idade-série, matriculados nas turmas do 3º ao 5º Ano; já o Acelera Brasil busca eliminar a defasagem entre a idade do aluno e o ano por ele cursado, que estejam devidamente alfabetizados; enquanto o Circuito Campeão propõe o gerenciamento da aprendizagem dos alunos, também com foco nos primeiros anos do ensino fundamental.

As ações serão executadas nos municípios com menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); e os com maior índice de alunos em distorção idade-série. Os municípios que não se encaixam nesses critérios poderão aderir aos programas com recursos próprios e o Estado disponibilizará equipe de formadores e apoio à supervisão in loco.

Confira a lista dos municípios do Bico do Papagaio que já aderiram ao programa:

UND

DRE

MUNICÍPIO

1

ARAGUATINS

ARAGUATINS

2

ARAGUATINS

AUGUSTINÓPOLIS

3

ARAGUATINS

AXIXÁ

4

ARAGUATINS

BURITI

5

ARAGUATINS

CARRASCO BONITO

6

ARAGUATINS

ESPERANTINA

7

ARAGUATINS

SAMPAIO

8

ARAGUATINS

SÍTIO NOVO

9

TOCANTINOPOLIS

AGUIARNOPOLIS

10

TOCANTINOPOLIS

ANGICO

11

TOCANTINOPOLIS

MAURILANDIA DO TOCANTINS

12

TOCANTINOPOLIS

PALMEIRAS DO TOCANTINS

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS