Facebook
02/09/2016 - 12h54m

BOTAFOGO

Ex-jogador Jobson suspeito de estupro deixa cadeia em Marabá após 69 dias

G1 TO / Foto: Bruno de Lima/Agencia o Dia

O ex-jogador do Botafogo Jobson Leandro Pereira de Oliveira deixou a cadeia em Marabá (PA) 69 dias após ser preso por suspeita de estupro de vulnerável. A liberdade provisória foi concedida pelo juiz Ricardo Gagliari, da comarca de Colméia. Ele estabeleceu condições para a soltura, como o pagamento de uma fiança no valor de R$ 22 mil e o cumprimento de algumas medidas, como não manter contato com as vítimas e não frequentar bares e boates.

Jobson foi preso no dia 23 de junho em Marabá suspeito de estuprar quatro adolescentes. O processo foi instaurado no Pará, mas enviado para o Tocantins. A Justiça paraense alegou que não poderia julgar o caso já que a chácara onde ocorreram os crimes mais graves (estupro de vulnerável) está localizada em Couto de Magalhães, município tocantinense.

Jobson deixou a cadeia na quarta-feira (31) e voltou para o sítio onde vive com a família em Couto Magalhães. O advogado dele, Paulo Braseiro, disse que o ex-jogador está "mais aliviado".

"Nós ingressamos com o pedido de revogação da prisão preventiva porque antes mesmo de iniciar a instrução criminal constava inexistência de ameaça [às vítimas], o que não justificava a prisão. Além disso, Jobson tem endereço certo e é uma pessoa pública", explicou.

Na decisão, o juiz argumenta que a liberdade em nada afronta a ordem pública e o fato da suposta demora da instrução criminal poderia prejudicar o réu. O Ministério Público Estadual manifestou favorável à decisão.

Além disso, o juiz alega que Jobson não está praticando qualquer ato que possa impedir a coleta de elementos necessários para a conclusão do processo.

Em liberdade provisória, o ex-jogador terá que cumprir algumas medidas cautelares, como o pagamento de uma fiança de 25 salários mínimos, não beber e usa quaisquer drogas, nem frequentar bares ou boates; não se ausentar da comarca onde mora sem autorização do juiz e comunicação do local onde possa ser encontrado; estar em casa entre as 19h e às 6h e nos domingos e feriados integralmente.

Ele deve também atender aos chamados judiciais quando for intimado e está proibido de manter contato com qualquer das vítimas. Se alguma das condições for descumprida, Jobson voltará à prisão.

Entenda o caso
O ex-jogador está preso por cumprimento de mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça de Conceição do Araguaia. O caso começou a ser investigado quando uma das adolescentes, que diz ter sido abusada pelo jogador, procurou a polícia depois que uma foto dela foi parar em um grupo de troca de mensagens na internet. Ele nega todas as acusações.

Ainda segundo a vítima, o jogador teria aliciado a menor em Conceição do Araguaia junto com outras três adolescentes e teria levado as jovens para a chácara de sua propriedade, localizada na cidade de Couto Magalhães, oeste do Tocantins. Lá, as vítimas teriam sido embriagadas e entorpecidas para, em seguida, serem abusadas sexualmente.

Jobson é acusado dos crimes estupro de vulnerável, ameaça, disponibilização de fotografia pornográfica de adolescente na internet e oferecimento de bebida alcoólica a adolescente. Além do ex-jogador, foram denunciados pelo crime dois amigos dele.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS