Facebook
23/06/2017 - 02h18m

EDUCAÇÃO

Escolas de Tocantinópolis participam de formação sobre o Censo Escolar da Educação Básica

Participaram da formação gestores e servidores das escolas estaduais, municipal e privadas de onze municípios pertencentes à DRE de Tocantinópolis

 

Representantes das unidades de ensino de Tocantinópolis que oferecem educação básica participaram nesta quinta-feira, 22, do Encontro de Formação do Censo Escolar 2017. A ação foi desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, por meio da Diretoria Regional de Educação de Tocantinópolis, e contou com a presença de gestores e servidores das escolas estaduais, municipal e privadas de onze municípios.

O diretor Regional de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho de Sousa, destacou a relevância da participação de todas as escolas “no processo de coleta e exportação dos dados no Sistema Educacenso, a fim de garantirmos um extrato fiel da situação das escolas, bem como, mantermos atualizadas as informações do Censo Escolar, principal parâmetro para a melhoria das políticas públicas educacionais”, ressaltou.

Para a coordenadora municipal do Censo Escolar de Itaguatins, Lucimar Soares da Silva, “o encontro foi muito proveitoso, pois além de capacitar também propiciou a troca de experiências, esclareceu dúvidas e agregou novos conhecimentos”, avaliou. 

Censo Escolar

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais nacional, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É a partir das informações coletadas pelo Censo que são formuladas as políticas públicas de educação e executados os programas governamentais da área, além de subsidiar as análises e estudos sobre as características do ensino básico no Brasil.

A primeira etapa, que termina no dia 31 de julho, reúne informações sobre as matrículas da educação básica nas escolas públicas e particulares brasileiras. Os dados devem ser preenchidos pelo diretor ou responsável pela escola no sistema Educacenso.

No Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) possui uma equipe específica para apoiar as unidades de ensino e secretarias municipais de educação nesse processo. A pasta também é responsável por coordenar o Censo Escolar na rede estadual de ensino. (Núbia Daiana Mota)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS