Facebook
22/03/2018 - 14h44m

CONFERÊNCIA

Escolas da rede estadual no Bico comemoram o Dia Mundial da Água

Redação

Escolas da rede estadual no Bico comemoram o Dia Mundial da Água e realizam I Etapa da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Em comemoração do Dia Mundial da Água, o Colégio Estadual Osvaldo Franco, em Araguatins, realiza nesta quinta-feira, 22, a partir das 19h30, na quadra coberta da escola, a I Etapa da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. A ação, denonimada Conferência na Escola, tem o objetivo de envolver toda a comunidade escolar para um debate sobre como transformar a escola em um espaço para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência.

Serão apresentadas propostas para solucionar os atuais problemas ambientais relacionados à poluição hídrica, entendendo que a escola é um canal de discussão e disseminação de ideias. Os debates serão coordenados pela assessora de Currículo da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Araguatins, Vânia Ramos, pela supervisora Escolar, Faely Silva, e Dayane Brandão, fiscal ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Será realizada ainda uma mesa-redonda para debater os temas: Preservar, economizar e recuperar os recursos hídricos, norteadores da V Conferência Infantojuvenil.

Para o gestor da unidade, professor Eliabe Miguel, o assunto é de interesse público, e a escola tem como desafio contribuir para o processo de formação de um indíviduo consciente.  “Refletir sobre a importância da água mostra o que cada um pode fazer individual e coletivamente de forma a trabalhar para que preservemos este, que é um recurso finito.” O gestor enfatizou ainda a participação das professoras envolvidas na I etapa do projeto, que visa provomer a mudança de postura da comunidade escolar.

Fazenda Dezesseis

A Escola Estadual Fazenda Dezesseis, localizada na Zona Rural de Augustinópolis, realizará a ação, às 7h30, na sexta-feira, 23. Com a participação de mais de 500 estudantes do ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da comunidade escolar, a conferência tem como meta desenvolver projetos que apresentem atitudes responsáveis com as questões relacionadas à água nos âmbitos local e global.

Janayla Alves dos Santos salientou que o tema da Conferência é uma oportunidade para a troca de conhecimento

Adriana Porfírio, articuladora do projeto, reforçou que a participação social contribuirá para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Já a conferencista do 8º ano, Janayla Alves dos Santos, salientou que o tema da Conferência é uma oportunidade para a troca de conhecimento. “Por meio do evento, conseguiremos passar para outras pessoas o quanto estamos aprendendo, além de frisar sobre a necessidade do consumo consciente da água”, disse.

Etapas

Durante a Conferência na Escola, cada unidade construirá ou fortalecerá a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola, envolvendo a comunidade com o Tema Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas. A escola deverá elaborar um projeto de ação a ser colocado em prática após o evento, assim como compartilhar o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e comunidade.

Na Conferência Municipal, fase opcional, as escolas se reunirão para apresentar e debater os projetos de ação escolhidos nas Conferências nas Escolas. Já a Conferência Estadual é um espaço para aprofundar os estudos e diálogos sobre o tema. Durante a Conferência Estadual, será realizada a eleição da delegação e de um projeto de ação que representará o Estado na Conferência Nacional.

A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente acontecerá de 15 a 19 de junho e é o encontro nacional das delegações estaduais para realizar oficinas, atividades culturais e diálogos sobre o tema “Água”, a partir dos projetos de ação selecionados nas etapas estaduais e distrital. Serão aproximadamente 460 delegados e delegadas que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos, participar de oficinas.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS