Facebook
21/06/2016 - 21h01m

TEMPORADA DE PRAIAS

Equipe da Semarh elabora ações ambientais para a temporada de praias em Araguatins, Tocantinópolis e mais 4 municípios do TO

Gilson Cavalcante

Técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) foram capacitados nesta terça-feira, 21, para atuarem na temporada de praia 2016, durante todo o mês de julho. Este ano, as praias de seis municípios tocantinenses vão receber um elenco de ações que serão desenvolvidas em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

As ações têm por finalidade levar conhecimento ambiental aos usuários da praia por meio de ações de educação ambiental, a fim de promover mudança de hábito com relação ao meio ambiente, cujos temas estratégicos são educação ambiental, conservação do meio ambiente e coleta seletiva. “São ações de educação ambiental que visam garantir a sustentabilidade dos recursos naturais durante a temporada de praias no estado do Tocantins”, destaca o Gerente Ambiental da Semarh, Ricardo Mendes.

Este ano, três municípios do Rio Tocantins (Peixe, Pedro Afonso e Tocantinópolis) e três do Rio Araguaia (Caseara, Xambioá e Araguatins) receberão as ações do Governo do Estado, cujo trabalho está sendo planejado para ser uma referência nacional em termos de educação ambiental nas praias fluviais voltadas ao turismo.

Constam da programação brincadeiras lúdicas, jogos, campanhas educativas e algumas dicas de reaproveitamento do óleo de cozinha na fabricação de sabão ecológico e reciclagem de resíduos sólidos. O público-alvo das campanhas são os barraqueiros, mas as crianças e adolescentes terão papel fundamental na disseminação das ações, observa Ricardo Mendes.

Ações
Coordenação, divulgação (áudio-visual) e monitoramento das ações de educação ambiental nas praias;
- Distribuição de sacos plásticos para separação de resíduos recicláveis secos (metais – alumínio, plástico e vidro) e rejeitos – resíduos não recicláveis;
- Distribuição de cartazes educativos para os barraqueiros;
- Distribuição de tonel para os barraqueiros, para coleta de óleo de cozinha;
- Oficina de fabricação de sabão a partir da utilização de resíduos de óleo de cozinha;
- Distribuição de sacos de lixo para carros;
- Veiculação de spot educativo no som da praia;
- Realização de oficinas com materiais recicláveis;
- Apresentação teatral voltada à temática ambiental.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS