Facebook
05/09/2016 - 00h03m

ELEIÇÕES 2016

Equipamentos de transmissão de dados via satélite são testados antes de serem encaminhados às ZEs de difícil acesso

Lília Mara - ASCOM - TRE-TO / Foto: Lucas Nascimento

Equipamentos de transmissão de dados via satélite são testados antes de serem encaminhados às ZEs de difícil acesso

A pouco menos de um mês para as Eleições 2016, o  Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) prossegue com o preparo logístico para dar suporte às zonas eleitorais de difícil acesso e garantir a transmissão dos dados com eficiência. Por esse motivo, a equipe de Tecnologia da Informação do TRE-TO realiza testes em 22 equipamentos de transmissão de dados de internet via satélite, os quais serão encaminhados a 21 localidades do Estado a partir do dia 18 de setembro.

De acordo com o coordenador de Suporte e Infraestrutura do TRE-TO, Valdenir Júnior, os testes são importantes para identificar o correto funcionamento dos equipamentos para estarem prontos para o uso no dia das eleições . “Eles serão transportados para localidades de difícil acesso, como aldeias indígenas, povoados mais afastados que não tenham outra forma de acesso à internet ou nenhum meio de comunicação”, disse.

Os kits de satélite têm duas funcionalidades, a primeira  é para comunicação por meio de um aparelho telefônico, que  pode ser utilizado ao longo do dia das eleições. A segunda função é a transmissão dos boletins de urna, que são o resultado das eleições. “Esses dados são transmitidos direto dos locais de votação”, explicou o coordenador.

Os equipamentos serão operados por técnicos contratados para auxiliar na eleição, os quais vão ser capacitados via treinamento à distância. “O sistema é totalmente seguro”, garantiu Valdenir Júnior.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS