Facebook
15/06/2018 - 17h09m

EM PALMAS

Engenheira agrônoma do escritório do Ruraltins de São Miguel participa do Dia Técnico das Culturas do Arroz e Mandioca

Redação

Com o objetivo de incentivar a formação de técnicos especializados para fomentar e fortalecer as cadeias produtivas do arroz, feijão e mandioca, visando o aumento da produtividade, extensionistas rurais e pesquisadores participaram do Dia Técnico das Culturas do Arroz e Mandioca. O evento, promovido pelo Instituto do Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária e pela Embrapa Pesca e Aquicultura, ocorreu nesta quinta-feira, 14, no Centro Agrotecnológico de Palmas. Umas das participantes foi a engenheira agrônoma, do escritório do Ruraltins de São Miguel do Tocantins, Márcia Carvalho Araújo.

Para Márcia Carvalho Araújo, engenheira agrônoma, do escritório do Ruraltins de São Miguel do Tocantins, o encontro foi importante no sentido de conhecer novas técnicas e tecnologias que podem ser adaptadas ao trabalho de campo. “São conteúdos atualizados, sendo facilmente aplicados de acordo com a realidade dos agricultores. Em São Miguel, atendemos diretamente mais de 200 produtores e sem sombra de dúvidas vamos poder contribuir na condução das atividades”, frisou.

Durante o encontro, dividido em três estações, foram apresentadas aos técnicos as tecnologias empregadas nas unidades demonstrativas de mandioca, arroz terras altas (sequeiro) e arroz irrigado. No cultivo da mandioca, os participantes puderam verificar o plantio com a adoção de tecnologias do Projeto Reniva, que visa multiplicar e transferir manivas-semente de mandioca com alto potencial produtivo. Esse manejo e as boas práticas agrícolas vêm garantindo o aumento da produtividade e lucro para o produtor.

Na cadeia produtiva do arroz, o engenheiro agrônomo do Ruraltins, Edmilson Rodrigues, mostrou a produtividade alcançada no sistema plantio direto, da variedade de Arroz Terras Altas BRS A501 CL, desenvolvida pela Embrapa e Clearfield.  A variedade vem se destacando pela qualidade de grãos e o alto potencial produtivo.

Na oportunidade, os técnicos receberam informações gerais sobre o plantio do arroz na recuperação de pastagens degradadas e os custos da produção. Além disso, eles participaram da colheita dos grãos e também observaram os resultados de trabalhos de campo com a cultura do arroz irrigado.

“Nosso objetivo foi mostrar que, por meio das novas cultivares, do arroz e sementes certificadas, os técnicos podem apresentar alternativas aos produtores para a recuperação de pastagem degradadas, além da geração de renda, pois a variedade é bem aceita no mercado. Também é uma oportunidade de divulgar o trabalho da extensão rural no Estado”, disse Edimilson Rodrigues.

O Dia Técnico é uma atividade que faz parte das ações do projeto de desenvolvimento de difusão de boas práticas nas culturas de feijão, arroz e mandioca no Tocantins. O projeto atua em 32 Unidades de Referência Tecnológicas (URTs) distribuídas em municípios  das regiões de Araguaína, Araguatins, Miracema e Paraíso do Tocantins, sendo fruto do Convênio nº 821819/2015 entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A capacitação envolve 50 técnicos do Ruraltins e de outras empresas do setor rural.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS