Facebook
05/03/2018 - 17h06m

EM PALMAS

Empresa implanta projeto de energia solar com descontos no IPTU e economia na conta de energia

Juliana Matos

Projeto Ferpam Solar (Foto: Júnior Suzuki)

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira, 05, a primeira etapa de projeto de empresa palmense, Ferpam Solar, que exemplifica o potencial de sistemas de geração de energia solar na Capital. O prefeito Carlos Amastha foi conferir de perto o projeto que já conta com descontos no IPTU gerados a partir da adesão ao programa municipal Palmas Solar.

Por meio do Palmas Solar, o empresário Ivan Ricardo Naves realizou a instalação em sua loja do segmento de ferramentas, na ACSE 11, de 250 placas de geração de energia fotovoltaica há 40 dias e já observa bons resultados com o sistema. “São quase 8 horas da manhã e já alcançamos 38% de geração de energia. Por volta do meio-dia há ocasiões em que a capacidade de produção já alcançou 104%. A produção não para no fim de semana, mas mesmo fechados ela nos confere créditos para compensar o consumo de energia no restante da semana”, explicou.

Durante a inauguração da primeira etapa do projeto, ele anunciou o início daqui um mês da segunda etapa do projeto, quando serão instaladas 70 placas de energia solar na cobertura do estacionamento de outra loja de produtos de borrachas. O empresário agora tem expectativa de ver o sistema em plena geração no período máximo de insolação já no período de estiagem.

Investimento financiado

A adesão ao programa também garantiu a Naves já no primeiro mês de funcionamento do sistema economia de cerca de R$ 8 mil na conta de energia e desconto de 80% no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por cinco anos.

O investimento na primeira etapa do projeto foi de R$ 350 mil, viabilizado através de financiamento bancário. “O interessante no nosso caso foi o fato de não termos o investimento imediato e então recorremos a financiamento. O bom é que conseguimos carência de um ano e o que economizamos no primeiro mês na conta de energia é mais que o dobro da mensalidade do financiamento”, disse o empresário.

Presente na ocasião, o superintendente do Banco da Amazônia (Basa), Carlos Henrique Garcia Marques, explicou que o banco atualmente oferece financiamento para projetos de sistemas de energia fotovoltaica para empresários e pessoas físicas rurais e que no segundo semestre também oferecerá linhas de crédito a pessoas físicas urbanas. “São oferecidos juros de 5,5% ao ano para pessoas jurídicas e 5% a ano para pessoas físicas rurais, com até um ano de carência. Há todo um ambiente favorável para este tipo de sistema e o Basa está à disposição para atender os interessados e apoiar projetos deste segmento com a maior satisfação”, disse Marques. Além do Basa, outras instituições bancárias também estão aptas a financiar os projetos do Programa Palmas Solar.

Negócio promissor

"Geração de energia solar é um negócio permanente e promissor ", destacou o prefeito (Foto: Júnior Suzuki)

Para o prefeito Carlos Amastha, o fomento na geração de energia fotovoltaica garante aproveitamento de potencialidades climáticas da cidade, que será revertido, a longo prazo, em um mecanismo de enriquecimento da cidade. “Geração de energia solar é um negócio permanente e promissor e o programa Palmas Solar dá todas as condições legais para quem queira investir. É uma grande oportunidade hoje mudar a sua matriz energética e reverter o investimento inicial em economia na conta de energia e, claro, em mais investimentos para o negócio, incluindo mais empregos”, ratificou Amastha.

O superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Omar Hennemann, concordou sobre o potencial deste tipo de projeto. Segundo Hennemann, o empreendedor que acredita na Capital tem a chance de investir e galgar resultados com projetos como o ali demonstrado e que futuramente podem se reverter em crescimento para o seu negócio.

Palmas Solar

Interessados em se informar ou em apresentar projeto para instalação de sistema de geração de energia fotovoltaica em sua residência ou comércio podem procurar a Secretaria Extraordinária de Projetos, Captação de Recursos e Energias Renováveis (Secres), no 7º andar da Prefeitura de Palmas.

O secretário executivo da pasta, Sérgio Faria, explicou que, além da aprovação de projetos, a pasta também realiza consultorias e orientações aos empresários ou moradores com projeto em mente.

Faria explicou ainda que, quem adere ao Palmas Solar recebe incentivos, com  descontos que chegam até 80% no IPTU, por cinco anos. Assim como também no Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) na primeira transferência de imóvel e no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para a empresa responsável prestação de serviço contratada.

“Com as instalações, a empresa apresentou significativas reduções de custos com energia, além de uma redução do IPTU em 80%, motivando ainda mais a produção de energia própria”, ressaltou o empresário Ivan Naves.

Confira mais informações sobre o Programa Palmas Solar clicando aqui.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS