Facebook
09/03/2017 - 10h51m

CAR

Empresa contratada para realizar Cadastro Ambiental Rural inicia trabalho em 10 dias no Bico

Com informações de Suene Moraes

20 municípios do Bico do Papagaio serão atendidos

Para acelerar com autonomia o cadastramento de 31 mil imóveis rurais, o Governo do Tocantins assinou nesta quarta-feira, 08, o contrato com três empresas consorciadas para a realização, em campo, do Cadastro Rural Ambiental (CAR) para produtores rurais que possuem até quatro módulos fiscais (que correspondem a 320 hectares). O contrato foi assinado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e as empresas.

A validade do contrato é de 12 meses (ou até a entrega final do serviço), e ao todo 20 municípios do Bico do Papagaio serão atendidos. O pagamento será realizado em etapas, seguindo o cronograma físico de execução, ou seja, de acordo com a porcentagem de evolução da adesão de área cadastrável do CAR. O contrato tem valor total de R$ 6.279.800,00, recurso conquistado via Projeto CAR-Tocantins Legal, firmado entre a Semarh e o Fundo Amazônia/BNDES, assinado entre a secretaria e o consórcio de empresas constituído por VIASAT Processamento de Dados Digitais, GEOJÁ Mapas Digitais e Aerolevantamentos LTDA – EPP, GEO PIXEL Geotecnologias Consultoria e Serviço LTDA – EPP e Hominus Gestão e Tecnologia LTDA, vencedor do processo licitatório.

O representante do consórcio, Fernando Leonardi, informou que na próxima semana será apresentado o plano de trabalho para o desenvolvimento em campo. “Após a aprovação da Semarh, vamos iniciar o cadastramento imediatamente”, explicou Leonardi, acrescentando que para facilitar a execução, a ação será iniciada nas regiões com baixa adesão ao CAR. Leonardi adiantou que cerca de 50 técnicos estarão em campo para que a meta estipulada seja alcançada. “O objetivo é abranger todo o Estado para atender o produtor rural gratuitamente em sua casa”, disse.

Esse novo trabalho deve acelerar o processo de cadastramento, segundo a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira. “Vamos atender os produtores rurais com até quatro módulos e esse reforço é justamente para facilitar a adesão ao CAR”, destacou Meire Carreira. Para a gestora estadual, o CAR é uma das prioridades do Governo para que o estado cumpra a meta. “Caso o CAR não seja realizado, o proprietário rural terá dificuldades, principalmente, quando de realização de venda de propriedades rurais e financiamento”,reforçou a secretária. 

Cadastros

Até o momento, o projeto Cadastro Ambiental Rural (CAR) / Tocantins Legal já contabiliza 58,27% de cadastros validados pelo registro eletrônico do Sistema de Informação para a Gestão do CAR (SIGCAR). O total de área castrada é de 14.063.714,71 hectares.

CAR

Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente – SINIMA, o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. O CAR é um dos mecanismos de fortalecimento da política de preservação ambiental, principalmente das Áreas de Preservação Permanente (APP), de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa. 

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS