Facebook
18/06/2018 - 17h05m

ALERTA NA ÁGUA

Em menos de uma semana, quatro morrem afogados em praias do TO; dois foram no Bico

Redação

Bombeiros ao encontro do corpo do jovem Danilo Salviano Nunes, em Praia Norte

A temporada de praias ainda não começou, mas o Tocantins já registrou quatro afogamentos nas regiões central e norte do estado. Os casos aconteceram em menos de 15 dias. O capitão do Corpo de Bombeiros, Antônio Luiz Soares, considera o número alto e disse que os afogamentos no estado poderiam ser evitados se os banhistas seguissem regras simples. Destes casos, dois aconteceram no Bico do Papagaio, nas cidades de Praia Norte e Itaguatins.

A última morte aconteceu na sexta-feira (15), na praia da Pimenta em Araguaína. Valber Ferreira da Conceição, 39 anos, estava no local com dois colegas, quando teve um mal súbito, caiu na água e não foi mais visto, sendo os Bombeiros.

Na quinta-feira (14), Danilo Salviano Nunes, de 27 anos, saiu para pescar no rio Tocantins, e teve uma convulsão. O caso aconteceu entre os municípios de Praia Norte e Sampaio. O corpo foi localizado a cerca de 3 quilômetros do local do desaparecimento.

Outro registrado no dia 11 deste mês, na praia Remanso dos Botos, em Itaguatins. Antônio da Silva Matias, de 33 anos, saiu para nadar à noite e se afogou. O corpo foi resgatado pelos salva-vidas do município.

No mesmo dia foi encontrado o corpo de Ronaldo Júnior Martins Lourenço, de 24 anos. Ele desapareceu em Pedro Afonso e foi localizado próximo de Bom Jesus do Tocantins, no rio Tocantins. Conforme a Polícia Civil, um inquérito foi aberto para investigar as causas da morte, mas a suspeita é de que ele tenha saído para nada e se afogou.

O capitão Soares afirma que há uma série de procedimentos que as pessoas podem fazer para evitar os afogamentos. Uma delas é não nadar após ingerir bebida alcoólica.

"O cidadão que consome bebida alcoólica fica mais eufórico, há uma diminuição na noção do risco, há também um prejuízo na coordenação motora, respiração, circulação, força. A pessoa fica mais propícia a se afogar. Nesses casos, a orientação é que a pessoa não entre a água para nadar."

Outra dica, segundo o capitão, é não nadar após se alimentar para evitar mal súbito. E também ficar de olho nas crianças. "Os pais não podem perdê-las de vista. O indicado é também sempre colocar colete salva-vidas."

Ele ainda alertou que as pessoas que forem fazer travessia de canoas ou outras embarcações, são obrigadas a colocar coletes, segundo uma portaria da Marinha. E aqueles que têm problemas nerológicos também devem tomar cuidado e evitar o contato com locais fundos.

"O Tocantins é o 5º estado do país com situação mais crítica em relação a afogamento. Esse ano, estamos investindo na difusão de informações com orientações aos banhistas. Vamos atuar em cerca de 50 praias, com bombeiros e guardas-civis que são treinados por nós", disse.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS