Facebook
23/05/2018 - 10h50m

EPIDEMIA

Duas crianças morrem de leishmaniose em Parauapebas-PA

Duas crianças morreram vítimas da Leishmaniose, em Parauapebas-PA (Foto: TV Liberal)

Um bebe de 11 meses e uma criança de dois anos morreram de leishmaniose em Parauapebas, sudeste paraense. De acordo com a Secretária de Saúde do município, outros 36 casos da doença em humanos e mais 300 em cães foram confirmados pelo órgão.

Giovana tem 7 anos e foi diagnosticada com a doença há um mês. A menina teve febra alta, um dos sintomas da leishmaniose, que também pode ser percebida pela perda de peso, fraqueza, redução da força muscular, além do aumento do fígado e baço.

“Acabou a medicação ontem, só que é necessário o acompanhamento durante um ano. Nesse ano, ela vai algumas vezes ao médico para ser como ela tá, se está apresentando febre novamente e ver como está o estado de saúde dela”, disse o pai da menina, Anderson dos Santos.

Giovana foi diagnosticada com o tipo “visceral” da doença que, segundo a Secretaria de Saúde, é o mais grave. “Mais de 300 cães até o momento foram confirmados. Os animais, dando positivo o teste, somos respaldados por uma portaria do Ministério da Saúde e Conselho Federal de Medicina Veterinária que eles têm que ser sacrificados”, disse Michele Ferreira, representante da secretaria.

Existe, no entanto, tratamento para a doença nos animais, porém, Michele adianta que custa caro. “A pessoa tem a opção de fazer tratamento, mas é bem caro. Um animal de 10 quilos, em media, custa por mês, custa 1200 reais”, concluiu.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS