Facebook
14/08/2017 - 15h30m

DIPLOMA MULHER-CIDADÃ

Dona Raimunda a Quebradeira será homenageada em Brasília

Com informações da Assessoria de Imprensa da Deputa Federal Dorinha

Dona Raimunda

A deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) indicou Raimunda Gomes da Silva, mais conhecida como Dona Raimunda, a quebradeira, para receber o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós 2017. O prêmio é dedicado às mulheres que tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e nas questões de gênero.

Foram indicados 30 nomes para a premiação, dos quais cinco serão escolhidos em eleição realizada durante reunião deliberativa da Comissão em nova data, provavelmente, na segunda semana de setembro. A entrega do Diploma Mulher-Cidadã acontecerá em sessão solene da Câmara dos Deputados no dia 26 de outubro.

Dona Raimunda, a quebradeira

Dona Raimunda fez sua história na região do Bico do Papagaio, se tornando líder comunitária e ativista, lutando contra a ameaça dos grileiros e pela garantia dos direitos de seu povo. Desde cedo ela aprendeu o trabalho extrativista da quebra de coco babaçu, fundando o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), em 1991, que engloba os Estados do Tocantins, Piauí, Pará e Maranhão.

Também foi responsável pela Secretaria da Mulher Trabalhadora Rural Extrativista do Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), uma das fundadoras da Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio (Asmubip), onde contribui na conscientização das mulheres sobre saúde, sexualidade e direitos civis.

Pela sua atuação e história, recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Tocantins e prêmios como o Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeira da Silva (Assembleia Legislativa do Tocantins) e o Diploma Bertha Lutz (Congresso Nacional).

Deixe seu comentário:

3 Comentário(s)

  • Antonio Neto Macedo de Sousa | 15/08/2017 | 16:00 Tenho orgulho de ter conhecido e convivido um pouco com essa mulher guerreira de caráter invejável conheço a sua luta incansável em busca de melhores condições de vida para nosso povo em especia às mulheres da nossa região. Parabéns dona Raimunda !
  • Luzanira | 14/08/2017 | 21:49 Associação das mulheres trabalhadoras rurais do bico do papagaio representada hoje por mim Luzanira Lima tem a honra de parabenizar a Patriarca dona Raimunda pela sua trahetoria de lutas e conquista para o bico do papagaio. Parabéns dona Raimunda premio merecido
  • Maria concita de Almeida Silva | 14/08/2017 | 19:13 Eu sou maranhense da cidade de Barra do Corda MA, hoje eu moro em Tailândia Pará mais tenho orgulho de ser maranhense a história da dona Raimunda quebradeira de coco babaçu parece com minha história é muito lindo. Desejo tudo de bom para esta senhora Jesus amém você dona Raimunda!!!
BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS