Facebook
31/01/2015 - 18h26m

Deputados federais tomam posse neste domingo em Brasília

Redação

Tomam posse em Brasília neste domingo (1º) os oito deputados federais eleitos em 2014 no Tocantins. Metade deles conseguiu a reeleição para a Câmara Federal: Irajá Abreu pelo PSD,  Cesar Halum pelo PRB, Lázaro Botelho pelo PP e Professora Dorinha pelo DEM. Outros quatro completam a lista de eleitos: Vicentinho Junior, do PSB, Dulce Miranda, do PMDB, Josi Nunes, do PMDB e Carlos Gaguim, também do PMDB. Conheça abaixo os deputados do Tocantins que assumem na Câmara Federal:

Deputado federal Carlos Gaguim (PMDB) (Foto: Divulgação)Deputado federal Carlos Gaguim (PMDB)

Carlos Gaguim (PMDB)
Formado em administração de empresas, Carlos Henrique Amorim, de 53 anos, nasceu em Ceres (GO). Ele é pós-graduado pela Escola Superior de Guerra e pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). O parlamentar é casado com Rosane Rodrigues Pereira Amorim e é pai de Gabriela, Rafaela, Tereza Cristina, Bruno e André. Em Palmas, Carlos Gaguim fundou e foi o primeiro presidente municipal do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Foi eleito vereador em 1992 e foi reeleito em 1996. No ano de 1998, candidatou-se a deputado estadual, sendo reeleito em 2002. Já em 2006, foi eleito deputado estadual pela terceira vez, mas pelo PMDB. Carlos Gaguim foi eleito ainda para a presidência da Assembleia Legislativa, em 2007, sendo reeleito na administração do parlamento em 2009. No mesmo ano ele assumiu como governador do estado do Tocantins e governou este até dezembro de 2010.

Deputado federal César Halum (PRB) (Foto: Divulgação)Deputado federal César Halum (PRB)

César Halum (PRB)
César Hanna Halum é um médico veterinário formado na Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele nasceu em Anápolis (GO) no dia 10 de março de 1954. Adotou o nome de César Halum nas urnas e em 1988 iniciou a carreira política quando se elegeu vereador por Araguaína. Em 1994, foi candidato a deputado estadual e ficou como suplente. Foi nomeado interventor de Araguaína em 1996, ocupando o cargo de prefeito até o dia 31 de dezembro do mesmo ano. Em janeiro de 1999, César Halum assumiu a presidência do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), por dois anos e meio. Ele foi deputado estadual por duas vezes entre 2003 e 2010. O parlamentar é casado com Grácia Maria Teixeira Halum e pai de Flávia, Fernanda e César Filho.

Deputada federal Dulce Miranda (PMDB) (Foto: Divulgação)Deputada federal Dulce Miranda (PMDB)

Dulce Miranda (PMDB)
A deputada federal eleita Dulce Ferreira Pagani Miranda nasceu em Tocrane (MG), no dia 15 de dezembro de 1963. A parlamentar é casada com o atual governador do Tocantins Marcelo Miranda (PMDB), com quem tem dois filhos. Ela foi primeira-dama do estado entre 2003 e 2009 e em 2014 concorreu pela primeira vez nas eleições.

 

 

Deputado federal Irajá Abreu (PSD) (Foto: Divulgação)Deputado federal Irajá Abreu (PSD)

Irajá Abreu (PSD)
Irajá Silvestre Filho nasceu em 3 de fevereiro de 1983 em Goiânia. O deputado federal, de 31 anos, é filho da senadora reeleita e ministra da Agricultura, Kátia Abreu (PMDB), e do produtor rural Irajá Silvestre. Formado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, pela faculdade CEULP Ulbra, Irajá Abreu ainda é empresário e produtor rural. Ele é casado com Hyndyanara Goetten Silvestre e tem uma filha, Maria Eduarda, de 11 anos, do primeiro casamento. O parlamentar é deputado federal desde 2010. Ele licenciou-se do mandato para assumir como secretário estadual de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária, em 7 de maio 2013, reassumindo o cargo em 4 de outubro do mesmo ano.

Deputada federal Josi Nunes (PMDB) (Foto: Divulgação)Deputada federal Josi Nunes (PMDB)

Josi Nunes (PMDB)
A professora Josiniane Braga Nunes, mais conhecida como Josi Nunes, nasceu em 10 de maio de 1962, em Porto Nacional. Ela é filha de Jacinto Nunes, ex-prefeito de Gurupi, e de Dolores Nunes, a primeira mulher eleita deputada estadual e federal pelo Tocantins. Foi eleita por quatro vezes para o cargo de deputada estadual, sendo a última em 2010. Em fevereiro do mesmo ano, a parlamentar assumiu a presidência regional do PMDB Mulher. A deputada é graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (UCG), pós-graduada em Psicopedagogia, mestre em Gestão de Educação. Josi Nunes é solteira, mãe de Ramirez e Luana e avó de Gustavo.

Deputado federal Lázaro Botelho (PP) (Foto: Divulgação)Deputado federal Lázaro Botelho (PP)

Lázaro Botelho (PP)
O empresário e pecuarista Lázaro Botelho Martins, nasceu em Loreto (MA), em 11 de fevereiro de 1947. Casado com a ex-prefeita de Araguaína, Valderez Castelo Branco, o parlamentar tem três filhos sendo Weslley Castelo Branco Martins, Letícia Castelo Branco Martins e Willian Castelo Branco Martins. Ele é presidente estadual e vice-presidente nacional do Partido Progressista. Botelho foi eleito deputado federal pela primeira vez para o mandato de 2011 e 2015. O parlamentar usou uma "Licença Conjunta Consecutiva" por 121 dias, em 2 de fevereiro de 2013. Ele reassumiu em 3 de janeiro de 2013 e foi reeleito nas eleições de 2014.

Deputada federal Professora Dorinha (DEM) (Foto: Divulgação)Deputada federal Professora Dorinha (DEM)

Professora Dorinha (DEM)
Maria Auxiliadora Seabra Rezende é professora universitária e atual presidente nacional do Democratas Mulher. Nascida em Goiânia no dia 1º de janeiro de 1964, a parlamentar é formada em Pedagocia e mestre em educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Conquistou ainda o título de doutora em gestão educacional pela Universidade Federal da Bahia. Foi eleita deputada federal em 2010, sendo reeleita em 2014. Casada com o ex-vereador Fernando Rezende (DEM), professora Dorinha como é conhecida, tem dois filhos.

Vicentinho Júnior (PSB) (Foto: Divulgação)Vicentinho Júnior (PSB)

Vicentinho Junior (PSB)
O empresário e engenheiro Vicente Alves de Oliveira Junior é atualmente o deputado federal mais jovem do Tocantins, com 29 anos. Ele é filho do senador Vicentinho Alves (PR-TO) e de Adailde Alves. Antes de ser eleito em 2014, o parlamentar nunca havia ocupado cargos públicos, sendo esta a primeira vez. Casado com Kelly Aquino Alves, o parlamentar é pai de Júlia Leão Alves de Oliveira.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS