Facebook
24/08/2017 - 13h08m

PREVENÇÃO

Debate sobre desastres naturais reúne representantes de municípios do Bico

Redação

Equipe de Técnicos em treinamento (Foto: Nielcem Fernandes)

A fim de que municípios prioritários do Tocantins elaborem seus próprios planos de enfrentamento contra desastres naturais decorrentes de seca e estiagem, a Secretaria de Estado da Saúde vem realizando assessorias técnicas aos profissionais de cada um deles. Desta quarta-feira, 23 até o próximo dia 25, em Palmas, acontece um encontro com a colaboração da Defesa Civil e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

driane Valadares_ Dir. de Vigilância Amb. e Saúde do Trab. (Foto: Nielcem Fernandes)

Conforme a diretora de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador, Adriane Valadares, o treinamento é voltado para técnicos/gestores estaduais, municipais e outros envolvidos na tomada de decisões inerentes ao atendimento de emergências em saúde pública por desastres. “São 30 municípios prioritários. O Tocantins é pioneiro nesta capacitação”, destacou.

O treinamento está sendo ministrado por profissionais do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes/Fiocruz) e Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, convidados pelo Vigidesastres. Mais de 40 profissionais da Atenção Básica e os técnicos de Vigilância em Saúde participam do evento.

Fiscal Amb. do Naturatins Carlos Magno (Foto: Nielcem Fernandes)

Para o fiscal ambiental do Naturatins Carlos Magno, o principal tema do debate é entender quais são as carências dos desastres e dar uma resposta eficaz a esses acontecimentos. “O guia irá consolidar o objetivo e se tornará uma ferramenta”, destacou

“Embora o processo formativo não possa ser tratado somente de modo quantitativo estes profissionais que virão a Palmas poderão ser multiplicadores e em seguida capacitar outras pessoas no próprio município”, destacou Murilo Brito, responsável pela área técnica da Vigilância de Populações Expostas a Riscos de Desastres Naturais e Antrópicos (Vigidesastres).

Municípios prioritários

Levando em consideração o histórico de ocorrências, tem se listado municípios prioritários para desastres decorrentes de enchentes/alagamentos que fazem parte das regiões de saúde do Estado: Bico do Papagaio, Sudeste, Amor Perfeito, Ilha do Bananal, Médio Norte Araguaia, Cerrado e Capim Dourado.

Sabendo disso, Murilo Brito destacou que esta tem sido uma ação de grande importância e reconhecimento nacional pelo seu potencial de atender demandas e melhorar a percepção do risco, bem como a capacidade de resposta dos municípios em situação de risco.

“Trata-se de um objetivo geral ambicioso e o potencial multiplicador de um projeto como este é imenso, constituindo simultaneamente a base para a estruturação de área especifica de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada a Desastres Naturais”, ressaltou a diretora da Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador, Adriane Feitosa. 

Deixe seu comentário:

WRGPS aulãoFarcomGPS PORTUGUÊSVereador Professor Júnior GeoGPS GANHADORESSucesso FMGpsBAUGps(REDE SOCIAL - PORTAL MUSIC)GPSWELLBlog do Felipe de Sá