Facebook
19/04/2017 - 23h06m

CASA DE APOIO VERA LÚCIA

Com acolhimento de pessoas vindas de todo Tocantins, Pará, Mato Grosso e Maranhão; Alojamento comemora 11 anos de existência

Com informações de Adriana Grigolo / Foto: Leandro Pinheiro

Usuários e servidores comemoram 11 anos de existência da Casa

“Há dois anos fui acolhida com muito amor aqui na Casa, além de um abrigo tem sido minha segunda família, sem falar do apoio que tenho recebido no tratamento que realizo contra o câncer de mama. Uma benção em minha vida”, disse emocionada a dona de casa, Josina Soares de Melo, 53 anos, do município de Colméia do Tocantins. A Casa de Apoio Vera Lúcia, que acolhe acompanhantes e pacientes que buscam atendimento de saúde em Palmas, realizou na noite desta última terça-feira, 18, o aniversário de 11 anos da Casa. A confraternização contou com culto ecumênico e jantar para usuários e servidores.

A casa acolhe pessoas vindas de todo Tocantins e de estados vizinhos, como Pará, Mato Grosso e Maranhão

Mantida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social (Setas), a casa acolhe pessoas vindas de todo Tocantins e de estados vizinhos, como Pará, Mato Grosso e Maranhão. De 2015 para cá, 73.959 pacientes e acompanhantes utilizaram o local. Somente em 2016, 22.489 pessoas foram encaminhadas para a casa por assistentes sociais dos hospitais públicos da capital.

Para a superintendente de Assistência Social da Setas, Rosana Trindade, há muito o que se comemorar nestes 11 anos. "Antigamente os pacientes e acompanhantes que se deslocavam para Palmas para realizar tratamento médico, muitas ficavam nas portas de hospitais sem ter um local para ficar. Alguns não tinham condições financeiras para pagar um hotel, outras não tinham parentes ou amigos. A Casa foi construída com o intuito de acolher esses usuários, que eles se sintam em casa, em família. É muito gratificante saber que este objetivo está sendo alcançado”, disse.

O que é a Casa?

A casa é um alojamento que hospeda gratuitamente os pacientes internados nos hospitais públicos de Palmas e também os acompanhantes deles. Geralmente, os mesmos chegam à Casa, após passarem pelo processo de avaliação médica. Vale salientar que os profissionais da Saúde já sabem da existência da Casa de Apoio, cabendo a estes a indicação do local.

Como os tratamentos nos hospitais têm cronogramas variados, podendo ser diários, semanais, mensais ou periódicos, dependendo do protocolo médico indicado, os hóspedes podem permanecer na Casa pelo período que for necessário.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS