Facebook
14/06/2017 - 10h23m

JUVENTUDE

Caravana da Juventude levará uma série de ações aos municípios do Bico

Redação

A Caravana da Juventude leva para os jovens, palestras, debates, mesas redondas de conversas, orientações e distribuição de materiais educativos e preventivos

 

Com o propósito de debater temas atuais e pertinentes ao universo juvenil, a Caravana da Juventude está prevista para acontecer no mês de agosto na região do Bico do Papagaio. E levará aos municípios, uma série de ações que visam estabelecer um canal de diálogo e uma aproximação dos jovens com o Poder Público estadual.

“A Caravana da Juventude é uma necessidade do Governo e também dos gestores municipais. Precisamos levar os benefícios para o cidadão que está na ponta, ouvir seus anseios, suas angústias e suas propostas para a consolidação de uma política forte voltada para crianças e adolescentes tocantinenses”, disse o superintendente de Juventude da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Ricardo Ribeirinha, idealizador do projeto.

A ação já ocorreu nos municípios de Rio da Conceição, Aparecida do Rio Negro, Novo Acordo, e, mais recentemente, na última quarta-feira, 7, em Lagoa da Confusão. “Qualquer prefeito que queira solicitar a Caravana da Juventude no seu município pode procurar a gente na Superintendência da Juventude. Quero deixar claro que nessas ações não estamos focados somente no jovem que está na escola. Queremos atender, ouvir e levar conhecimento também para os jovens que estão em situação de abandono ou perdidos no mundo das drogas, dentro da prostituição e que não possuem uma oportunidade de estudo, trabalho ou de futuro”, pontuou Ricardo Ribeirinha.

A Caravana da Juventude leva, para os jovens, palestras, debates, mesas-redondas de conversas, orientações e distribuição de materiais educativos e preventivos. “Visamos ampliar o máximo possível esse atendimento ao jovem. Então, a caravana é integrada por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, enfermeira, secretários de Estado, entre outros. Durante a ação, são distribuídas camisinhas, cartilhas, realizamos orientações e tiramos dúvidas dos jovens sobre questionamentos a respeito dos problemas que as drogas podem causar na vida deles e em relação aos perigos das DSTs [Doenças Sexualmente Transmissíveis] e da gravidez na adolescência, que é uma triste realidade de muitas jovens, principalmente no interior do Tocantins”, observou o superintendente de Juventude.

Além dos debates, ações também são concretizadas. De acordo com Ricardo Ribeirinha, a equipe da Caravana realiza um diagnóstico local e, em cima desses dados e informações, o Governo busca promover políticas públicas focando nas principais necessidades que foram identificadas com os jovens de cada município. “Em Lagoa da Confusão, por exemplo, identificamos que há uma aldeia indígena que está registrando altíssimos índices de suicídios entre os seus jovens, um dos maiores do país. A partir dessa informação, vamos mapear quais áreas do Governo podem oferecer ajuda e atenção para mudar essa realidade. Vamos levar a Caravana da Juventude para dentro dessa aldeia e conversar com esses jovens, identificar a causa desse problema e mostrar que eles não estão sozinhos”, garantiu.

Protagonismo Juvenil

A titular da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Gleyde Braga, esteve presente no evento que ocorreu no município de Lagoa da Confusão e debateu com membros da comunidade lagoense quais são as medidas mais eficazes para promoção dos direitos humanos e para afastar os jovens do mundo das drogas. “Foi um evento bastante produtivo no qual tivemos a oportunidade de discutir, com os jovens e a sociedade, como um todo as medidas que o Governo precisa fortalecer para evitar que a nossa juventude caia em tentação e se previna dos perigos a que são expostos no dia a dia. Por meio desse debate, levamos muitas ideias para a nossa pasta”, concluiu.

Legalidade

O superintendente de Juventude Ricardo Ribeirinha, destacou que a proposta da Caravana da Juventude está prevista legalmente por meio da Lei Federal nº 12.852/2013, que fortalece o Estatuto da Juventude e fala sobre os direitos dos jovens. “Por determinação do governador Marcelo Miranda e da primeira-dama e deputada federal, Dulce Miranda, essa legislação está sendo cumprida e, com isso, estamos levando mais informação, conhecimento e serviços para os jovens do nosso Estado”, finalizou.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS