Facebook
13/07/2017 - 22h48m

PDE

Augustinópolis: Profissionais do Hospital Regional são treinados para criar e implementar Plano Diretor Estratégico

Redação

Foto: Nielcem Fernandes

O Projeto Rede Hospitalar do Tocantins, que prevê a implantação do Plano Diretor Estratégico (PDE) no Hospital Regional de Augustinópolis (HRA), e nos demais hospitais públicos do Estado, teve uma das ações finalizadas nesta quarta-feira, 12. Foram dois dia oficina onde equipes das unidades hospitalares foram treinadas para desenvolverem habilidades para criar, implementar e monitorar a execução do plano dentro dos hospitais.

“Não queremos mais ficar com soluções momentâneas, a Secretaria de Estado da Saúde hoje pensa no ganho que a sociedade vai ter no futuro. Precisamos dar passos firmes e sabemos que a equipe de profissionais é fundamental, é uma grande fortaleza para efetivar esses planos que estão sendo construídos” destacou a diretora adjunta do Hospital Geral de Palmas (HGP), Renata Duran.

Ainda segundo ela, a oficina foi o momento para levantar informações e elaborar um diagnóstico das unidades hospitalares. “Há informações positivas e negativas. Agora vamos fortalecer esses pontos positivos para que eles não caiam, e com relação aos pontos negativos, vamos construir com planejamento do projeto”.

A participação de toda equipe na construção do plano é característica fundamental, segundo a diretora geral da maternidade Dona Regina, Débora Petry. “A oficina foi um start, aprendemos sobre a metodologia que será usada para construção do plano que será levado aos hospitais e a toda equipe”.

Diretrizes

A proposta de melhoria da gestão dos hospitais estaduais está embasada em três diretrizes estratégicas: Implementar um modelo de atenção integral e humanizado com foco na qualidade de assistência e segurança dos usuários;  Integrar o hospital no sistema de saúde loco regional articulado as redes de atenção a saúde e linhas de cuidado e exercer um modelo de gestão compartilhada baseada na contratualização de metas e resultados com critérios claros de avaliação e controle.

Construção do PDE

Cada equipe hospitalar será responsável pela elaboração do Plano Diretor Estratégico do hospital onde atua.  Estas equipes receberão ajuda de um ou mais apoiadores, cuja função deve ser a de promover e potencializar as capacidades da equipe para a construção de um plano viável, orientado à transformação da realidade.

“A construção do plano deve ser coletiva, envolvendo todos os gestores e suas  equipes. Cada um deve explorar suas potencialidades e mostrar investimento na ampliação de suas capacidades”, lembra o secretário de estado da Saúde, Marcos Musafir.

Cronograma de implantação

No mês de agosto a previsão é que ocorram as visitas aos hospitais para conhecimento da realidade de funcionamento e aplicação de roteiros de avaliação.

A partir de setembro deve ocorrer o apoio à implementação dos planos e a partir de outubro, o apoio ao monitoramento da implementação do plano.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS