Facebook
23/01/2017 - 19h56m

SEM-TERRA

ARAGUATINS: Representantes de diversos órgãos se reúne para tratar sobre reintegração de posse na fazenda Água Amarela

Representantes de diversos órgãos públicos e entidades de Araguatins estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, 23, com o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Major PM Valdeonne Dias da Silva, no auditório do quartel a fim de tratar sobre a Reintegração de Posse a ser realizada na fazenda Água Amarela, invadida há dias pelo grupo de sem-terra, ligado a Frente Nacional de Luta (FNL).

Denominado de acampamento “Fidel Castro”, no local estão acampadas mais de 80 famílias, localizado no povoado Água Amarela, à margem da rodovia Transamazônica, BR 230, altura do km 136, em Araguatins.

A reunião organizada pelo Major Valdeonne com base no Manual de Diretrizes Nacionais para a Execução de Mandados Judiciais de Manutenção e Reintegração de Posse Coletiva, expedida pelo ministério do Desenvolvimento Agrário, contou com a presença do chefe da Unidade Avançada do INCRA, Valdiné Reis de Sousa, do Prefeito de Araguatins, Cláudio Carneiro Santana, acompanhado das secretárias de Saúde e Ação Social.

E outros representantes, entre eles, presidente do Conselho Tutelar, Oficial de Justiça, comandante do Pelotão de Polícia Militar Ambiental, Ministério Público, Defensoria Pública, representantes da fazenda invadida administrada pela empresa FERGUMAR e o sr. José de Ribamar, líder do movimento, representando os acampados.

Major Valdeonne deu início à reunião enfatizando que “caso não haja acordo na desocupação do imóvel, ora em litígio, o comando do Batalhão fará o cumprimento do mandado de Reintegração de Posse conforme as diretrizes já estabelecidas, porém, acredita que a resolução pacífica e consensual no sentido da saída voluntária dos ocupantes é mais viável e aconselhável”. Vários representantes fizeram uso da palavra.

Na reunião o líder do movimento, José Ribamar, afirmou que até o início da noite de amanhã, terça-feira, 24, estará desocupando o imóvel. Na manhã de quarta-feira, 25, a PM acompanhará o oficial de Justiça para a verificação da desocupação.

No acampamento Fidel Castro, a PM chegou a apreender duas espingardas de fogo, tipo “por fora” e um animal silvestre abatido. Ninguém chegou a ser preso. (Ascom/9º BPM)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS